Prazo para escolas definirem comissões organizadoras do processo de indicação de diretores termina hoje (10/05)

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

10.05.2019

A rede estadual de ensino mineira está se organizando para escolher os profissionais da educação que irão atuar como gestores nos próximos anos. De acordo com o cronograma do processo de escolha, termina nesta sexta-feira (10/05) o prazo para que as escolas constituam suas Comissões Organizadoras.

A Comissão será responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação do processo e convocação da comunidade escolar. Ela deve ser eleita em assembleia e composta por membros da comunidade escolar, garantida a representatividade da categoria “profissionais em exercício na escola” e da “comunidade atendida pela escola”. Após a constituição das comissões, as escolas devem inserir os nomes dos membros em um sistema específico do processo.

A Comissão Organizadora, de comum acordo com os candidatos, deverá promover reuniões, na escola, para divulgação das chapas inscritas, quando o candidato ao cargo de diretor apresentará à comunidade escolar seu Plano de Gestão.

Veterano como membro de comissão organizadora, o professor de Física, Carlos Henrique de Lima Abrão, da Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, destaca que a comissão deve zelar para que o processo seja transparente, imparcial e que tenha bastante lisura. “O processo tem que ser amplamente divulgado na escola e na comunidade. Temos que zelar para que os candidatos tenham facilidade de mostrarem seus planos de gestão”. O educador, que é o coordenador da comissão deste ano, participou da comissão que organizou o processo de escolha em 2015.

As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) deverão orientar e acompanhar o processo de escolha de diretor e vice-diretor nas escolas de sua circunscrição.

Manual 
A Secretaria de Estado de Educação elaborou um manual para as Comissões que têm por objetivo orientar sobre os procedimentos necessários à organização e ao desenvolvimento das etapas do processo de escolha de diretor e vice-diretor de escola estadual de Minas Gerais. Confira AQUI o manual

Capacitações 
Algumas regionais estão realizando encontros com representantes da Comissões Organizadoras para estudar a resolução e o manual de orientações. Na Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio as capacitações terão início nesta sexta-feira (10/05).

“Na capacitação vamos fazer o estudo das resoluções e do manual. O objetivo é tirar as dúvidas e orientar sobre o processo. Esses encontros são muito importantes, porque o processo sempre gera dúvidas. Nosso objetivo é alinhar as ações para que todas as comissões trabalhem na mesma linha”, afirma a Supervisora da Divisão de Pessoal, Elizabete Aparecida Silva Borges.

O processo 
As normas para a realização do processo foram instituídas pela Resolução SEE nº 4.127/2019. Os servidores interessados em participar do processo devem criar uma chapa formada por candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor. Serão escolhidos gestores para 3.443 escolas.

Para se candidatar ao cargo de diretor é necessário que o servidor interessado seja certificado. Podem participar servidores efetivos ou designados, das carreiras de professor ou especialista em educação, que comprove tempo de exercício mínimo de dois anos na escola para a qual pretende se candidatar, entre outros critérios. A votação acontecerá no dia 14 de junho.