Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
10.05.2019A rede estadual de ensino mineira está se organizando para escolher os profissionais da educação que irão atuar como gestores nos próximos anos. De acordo com o cronograma do processo de escolha, termina nesta sexta-feira (10/05) o prazo para que as escolas constituam suas Comissões Organizadoras.
A Comissão será responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação do processo e convocação da comunidade escolar. Ela deve ser eleita em assembleia e composta por membros da comunidade escolar, garantida a representatividade da categoria “profissionais em exercício na escola” e da “comunidade atendida pela escola”. Após a constituição das comissões, as escolas devem inserir os nomes dos membros em um sistema específico do processo.
A Comissão Organizadora, de comum acordo com os candidatos, deverá promover reuniões, na escola, para divulgação das chapas inscritas, quando o candidato ao cargo de diretor apresentará à comunidade escolar seu Plano de Gestão.
Veterano como membro de comissão organizadora, o professor de Física, Carlos Henrique de Lima Abrão, da Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, destaca que a comissão deve zelar para que o processo seja transparente, imparcial e que tenha bastante lisura. “O processo tem que ser amplamente divulgado na escola e na comunidade. Temos que zelar para que os candidatos tenham facilidade de mostrarem seus planos de gestão”. O educador, que é o coordenador da comissão deste ano, participou da comissão que organizou o processo de escolha em 2015.
As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) deverão orientar e acompanhar o processo de escolha de diretor e vice-diretor nas escolas de sua circunscrição.
Manual
A Secretaria de Estado de Educação elaborou um manual para as Comissões que têm por objetivo orientar sobre os procedimentos necessários à organização e ao desenvolvimento das etapas do processo de escolha de diretor e vice-diretor de escola estadual de Minas Gerais. Confira AQUI o manual
Capacitações
Algumas regionais estão realizando encontros com representantes da Comissões Organizadoras para estudar a resolução e o manual de orientações. Na Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio as capacitações terão início nesta sexta-feira (10/05).
“Na capacitação vamos fazer o estudo das resoluções e do manual. O objetivo é tirar as dúvidas e orientar sobre o processo. Esses encontros são muito importantes, porque o processo sempre gera dúvidas. Nosso objetivo é alinhar as ações para que todas as comissões trabalhem na mesma linha”, afirma a Supervisora da Divisão de Pessoal, Elizabete Aparecida Silva Borges.
O processo
As normas para a realização do processo foram instituídas pela Resolução SEE nº 4.127/2019. Os servidores interessados em participar do processo devem criar uma chapa formada por candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor. Serão escolhidos gestores para 3.443 escolas.
Para se candidatar ao cargo de diretor é necessário que o servidor interessado seja certificado. Podem participar servidores efetivos ou designados, das carreiras de professor ou especialista em educação, que comprove tempo de exercício mínimo de dois anos na escola para a qual pretende se candidatar, entre outros critérios. A votação acontecerá no dia 14 de junho.