Escola estadual de Almas inova com projeto de incentivo à leitura

Tocantins

02.06.2023

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacine, localizado em Almas, promoveu, nessa quinta-feira, 1° de junho, a culminância do projeto Português Coruja. Desenvolvido com as turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a iniciativa envolveu cerca de 120 estudantes que aprenderam de forma lúdica sobre os gêneros textuais como fábulas, contos, crônicas e poemas. 

De acordo com a gestora da unidade escolar, Marizete Cardoso, o projeto busca “mobilizar a inteligência e a imaginação dos alunos através de processos lúdicos e estimular o interesse pela leitura e pelas produções orais e escritas”, disse.  

A iniciativa foi organizada pelas professoras de Língua Portuguesa do 6º e 7ºanos, Maria Ferreira da Silva e Celia Maria Gonçalves, buscando contribuir para o desempenho dos estudantes e na formação de cidadãos críticos e participativos, por meio do incentivo à leitura.

“Buscamos estimular o conhecimento cognitivo e criativo do aluno, possibilitando o acesso a diversos gêneros textuais”, relatou Celia Maria Gonçalves. “Com a ação, os estudantes desenvolvem habilidades e competências importantes para sua aprendizagem de forma lúdica e autônoma, fazendo com que esse projeto seja uma metodologia ativa de ensino que engaja os estudantes”, destacou Maria Ferreira.

O estudante Ryan Carlos Dias dos Santos Cardoso, que cursa o 6º ano do ensino fundamental, aprovou o formato do projeto de leitura.  “Achei muito legal o projeto, pois serviu para desenvolver e incentivar todos os participantes a terem mais prazer pela leitura”, contou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins