População pedroafonsina celebra inauguração da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho

Tocantins

28.06.2022

A estrutura de mais de 10 mil m² da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, em Pedro Afonso, impressionou a população da cidade, durante inauguração da unidade escolar nesta terça-feira, 28.

A ETI de Pedro Afonso vai atender cerca de 750 estudantes, dentre eles Maria Júlia Fernandes Pereira. “Achei a escola linda. A biblioteca, a piscina, tudo. Não achava que era tão grande. Vai ser muito bom passar o dia inteiro aqui”, relatou empolgada a estudante do 6°ano do ensino fundamental.

A mãe da adolescente, Núbia Kelly Bezerra Pereira, pontuou as expectativas para as novas oportunidades que a unidade de ensino oportunizará. “Acredito que uma estrutura tão ampla e bem equipada vai proporcionar um ensino melhor ainda para a Maria Júlia e para os demais alunos”, frisou.

Para a ETI de Pedro Afonso foram investidos R$18.155.859,24. A obra teve início no ano de 2013, mas só foi concluída na atual gestão. 

Durante a inauguração, o titular da Secretaria de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou o empenho do governo do Tocantins para ampliar e equipar as unidades escolares da rede estadual. 

“Essa Escola de Pedro Afonso era muito aguardada e hoje temos a satisfação de entregar. Temos cerca de 70 outras obras em escolas. São reformas, melhorias e novos prédios que darão condições adequadas para estudantes e servidores das nossas unidades de ensino. Vivemos um tempo histórico, com um volume de obras e investimentos de mais de R$ 168 milhões para construir uma educação cada vez melhor para os tocantinenses”.

Espaços 

São 10.581,00 m² de área construída incluindo 21 salas de aula, sala de música, sala multiuso, biblioteca, seis laboratórios (física, química, biologia, ciências, informática e línguas), espaço para professores, sala de informática, sala de vídeo, sala de leitura, refeitório, cozinha, salão multiuso, salas de artes marciais, pátio coberto com palco, ateliê, dentre outros.

A escola possui ainda quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com arquibancada, bloco esportivo com sala de artes marciais, sala de dança, sala de coral, banheiros com vestiários, primeiros socorros, consultório odontológico, auditório com camarins, banheiros, palco, foyer e hall.

Início das aulas 

As amigas Monique Cristine Lopes Mendes e Mariana dos Santos, alunas da 1ª série do Ensino Médio, estudam juntas desde a educação infantil e estão contando os dias para o inicio das aulas que começam em agosto.. “Achei a escola maravilhosa. Sem defeitos. Sei que vou aprender muito aqui”, disse Mariana, que sonha em ser médica veterinária. “Estou encantada. Nem estou acreditando que vou estudar aqui”, relatou Monique, que planeja cursar psicologia.

Não são apenas os estudantes que anseiam pelo começo das atividades escolares. A professora Susana dos Santos Miranda compõe a equipe que irá atuar na nova unidade. “Há muito tempo a população aguarda por essa inauguração. Estamos muito confiantes de que essa escola trará benefícios para além do ensino , mas também para a formação cidadã dos estudantes, preparando para a vida”, frisou a educadora.

Professor Belarmino 

O nome da unidade de ensino é uma homenagem ao professor Antônio Belarmino Filho, que fez história em Pedro Afonso pela habilidade e estilo em mediar o conhecimento.

Especialista em Língua Portuguesa pelo Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, professor Belarmino prestou serviços educacionais no Ginásio Cristo Rei, no Colégio Agrícola e foi secretário municipal de Administração, por dez anos, até cerrar sua trajetória profissional, em 1983, com a aposentadoria. Professor Belarmino faleceu em 1º de janeiro de 2018 deixando sua marca como um dos educadores mais memoráveis de cidade.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins