Polícia Civil do Pará recebe crianças em ação de educação ambiental

Pará

23.03.2023

Para um grupo de alunos da Escola Estadual Vereador Manoel Matos Costa, localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém, a aula desta quarta-feira (22), foi bem diferente do que aquelas que estão acostumadas. A sala de aula com cadeiras enfileiradas deu lugar a tapetes, almofadas e um cenário que simulava os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. 

A mudança fez parte da primeira edição do Projeto Curumim, realizado pela Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), com objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da proteção da fauna e da flora, a manutenção de ecossistemas e adoção de atitudes capazes de fazer a diferença, quando praticadas de forma coletiva e desde a infância. 

Ao longo do dia, as crianças com idade entre 6 e 12 anos assistiram palestras, vídeos e interagiram com maquetes de duas cidades, uma com tecnologias e recursos para proteção do meio ambiente e outra com florestas derrubadas, poluição e altas temperaturas. 

Emília Santiago é vice-diretora da Escola e acompanhou a ação junto com os alunos. Para ela, o projeto amplia o trabalho de conscientização sobre o meio ambiente e a educação das crianças. “É importante para despertar a consciência da preservação do meio ambiente. Com isso criaremos futuros cidadãos para o bem da humanidade”, pontuou a gestora. 

Delegado titular da Demapa, Dilermano Tavares destacou outros objetivos do projeto. “Queremos demonstrar, a partir da nossa experiência, como as boas práticas no trato com a questão ambiental são importantes e o nosso foco é trabalhar em parceria com escolas públicas, onde estão a maior parte das crianças que queremos alcançar”, complementou o delegado. 

Além da Polícia Civil, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e outros órgãos.