Plataforma PGE é apresentada a diretores e gestores da educação

22.08.2014

O portal colaborativo está sendo desenvolvido pelo Consed em parceria com o Cenpec e a ConsisTI

A Plataforma Colaborativa do Prêmio Gestão Escolar – PGE, foi apresentada aos diretores premiados do PGE 2013, durante o segundo dia (15/8) do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, realizado em Brasília. O portal está sendo desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a empresa de tecnologia ConsisTI.

Para a coordenadora de projetos do Cenpec, Beatriz Cortese, “a plataforma promoverá um maior envolvimento de todos os gestores, professores, da comunidade escolar junto ao prêmio”, disse. E ressaltou que o portal colaborativo será “uma das principais ferramentas de divulgação e monitoramento das inscrições do PGE”, que está passando por mudanças em relação ao desenho atual. Para a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, “a parceria entre o Consed e Cenpec/ConsisTI é de fundamental importância para o bom andamento do PGE. É um vínculo que propicia ações para a melhoria das redes públicas da educação brasileira”.

Sobre a premiação - O Prêmio Gestão Escolar - PGE, que se encontra na 16ª edição, diferencia-se de todas as demais premiações na área educacional básica. Baseia-se no instrumento de autoavaliação como um caminho para a melhoria dos processos de gestão escolar e o consequente impacto positivo na qualidade do ensino. É o olhar da comunidade escolar em relação a si mesma. Gestores, corpo docente, funcionários, alunos e familiares são estimulados a refletir sobre a escola.

A partir da edição 2013, o PGE passou a ser uma premiação bianual, sendo que, nos anos, ímpares concentram-se o processo seletivo e a premiação, enquanto que nos anos pares são promovidas uma série de ações de formação para os agentes envolvidos no PGE.

Durante toda a história do prêmio, mais de 34 mil instituições escolares já participaram, sendo que, na edição 2013/2014, foram mais de nove mil inscritos. O prêmio congrega uma série de entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Instituto Educação; Nuvem de Livros; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; FNDE; Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.