PLATAFORMA : Mais 16 escolas serão inseridas no sistema Educarr

Roraima

06.10.2020

Por: Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

Começa nesta terça-feira, 6, e segue até quinta-feira, 8, mais uma formação de profissionais para a implantação do Educarr, o sistema de gestão educacional da rede estadual de ensino. Esta já é a quarta etapa de formação e mais 16 escolas serão inseridas no sistema. Com estas, serão 42 escolas integradas ao Educarr.

A formação ocorre das 8h às 12h, nos laboratórios de informática da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), na unidade Professora Maria Odete Calheiros Pena, localizada na Avenida São Sebastião, bairro Tancredo Neves.

Hoje, a formação é direcionada para os gestores escolares; nesta quarta-feira, 7, será voltada aos coordenadores pedagógicos e, na quinta-feira, 8, será a vez dos secretários escolares conhecerem o sistema. Depois disso, no período de 13 a 30 de outubro, as escolas deverão inserir os dados no sistema.

A formação é coordenada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do GTIC (Gerência de Tecnologia, Informação e Comunicação), em parceria com os técnicos do Governo Digital. No treinamento, os participantes acessam a plataforma, conhecem o ambiente virtual, simulam a inserção dos dados e se familiarizam com o sistema.

Escolas participantes

As escolas da capital que participam desta quarta etapa de implantação do Educarr são: Escola de Ensino Médio em tempo Integral América Sarmento, Buriti, Antônio Carlos Natalino, Coema, Ulysses Guimarães e os CEMs (Colégios Estaduais Militarizados) Conceição Costa e Silva, Luiz Rittler Brito de Lucena, Elza Breves, Irmã Maria Teresa Parodi, Jaceguai Reis Cunha, Luiz Ribeiro de Lima, Maria de Lourdes Neves, Maria dos Prazeres Mota, Maria Nilce Macedo Brandão, Pedro Elias de Albuquerque Pereira e professora Wanda David Aguiar.

“O Sistema vai dar uma maior dinâmica para as secretarias escolares, para desburocratizar situações como cadastro, matrículas, transferências de alunos. Além disso, a Seed também terá maior controle da situação administrativa das escolas”, explicou o gerente da GTIC, Samuel Castro.

O Educarr

O Educarr veio para revolucionar a educação do Estado. É um ambiente virtual que vai conectar as escolas, a Seed e a comunidade em um compartilhamento de informações com comodidade e transparência. Inicialmente, foi implantado como um projeto piloto em seis escolas: Monteiro Lobato, Lobo D’Almada, Gonçalves Dias, Ana Libória, Ayrton Senna e Diva Alves de Lima.

O sistema foi criado e desenvolvido por técnicos da Assessoria do Governo Digital sob a coordenação de Paulo Torres, gerando uma economia aos cofres públicos na ordem de R$ 700 mil a R$ 1 milhão, que é custo médio da plataforma, se fosse adquirida pelo Executivo Estadual.

O Educarr é um sistema de gestão educacional que integrará toda a rede de ensino estadual. No espaço destinado ao estudante, ele poderá acessar notas, boletins e trabalhos escolares. Em um campo específico para o professor, ele poderá acompanhar o rendimento do aluno, lançar notas, trabalhos e realizar seu planejamento de aulas.

No espaço virtual destinado aos gestores escolares, estes poderão realizar transferência de alunos e acompanhar o quadro de lotação e movimentação dos docentes. Um dos focos do sistema é aproximar os pais da vida acadêmica dos filhos. Por isso, a plataforma também disponibilizará um espaço para que os pais ou responsáveis acompanhem a vida escolar dos estudantes. O pai poderá receber notificação no celular sobre a presença do filho na escola e avisos da gestão escolar.

Também será possível realizar a matrícula de forma mais prática e dinâmica, evitando filas nas portas das instituições de ensino. Além disso, o sistema irá gerar dados específicos que poderão ser analisados pela gestão e que servirão de base para a criação de políticas públicas educacionais.

“O Educarr com certeza é um avanço muito grande. O Governo do Estado tem buscado de todas as formas dinamizar esse processo e as equipes da Seed e Governo Digital têm se esforçado muito para realizar as formações que com certeza vão melhorar as ações administrativas das escolas”, enfatizou Samuel.