Plataforma Letrus auxilia alunos de Pancas para o Enem

Secretaria de Estado da Educação do ES

06.06.2019

As atividades utilizando meios digitais estão aumentando nas escolas da Rede Estadual com a entrega de chromebooks, feita pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Na Escola Arariboia, em Pancas, os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão produzindo redações, em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio da plataforma Letrus.

Segundo a professora de Língua Portuguesa da unidade, Daniela Kalk, o Chromebook é um potencializador de mudanças em sua prática na sala de aula. “A plataforma possibilitou o acesso à tecnologia através dos Chromebooks e aproximou os alunos a essa realidade que está mais presente no nosso dia a dia. Através da Letrus os alunos colocam em prática hábitos de ler e escrever, o que os torna protagonistas da sua trajetória escolar. Além disso, eles estão sendo preparados para o Enem, podendo acompanhar os seus avanços a cada fase desenvolvida e melhorar seu desempenho por meio dos recursos oferecidos”, contou a educadora.

Ao término da utilização da plataforma o estudante recebe, automaticamente, um retorno por meio da análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante.

Jaqueline Dias, que também é professora da Escola Arariboia também destacou a importância da ferramenta. “Todo aluno pode aprender a ler e a escrever plenamente, sem exceções. O letramento impacta na autoestima e confiança do aluno e tem consequências em todo o ciclo de aprendizagem escolar, nas diferentes disciplinas. A escrita é um motor essencial para ampliar nossas percepções de mundo e, assim, ampliar nossas capacidades de ação e escolhas”, explicou.


Ferramenta

A Secretaria leva a plataforma por meio do Programa Letrus, da Sedu Digital, para alunos de 121 escolas da Rede Estadual. Professores de Língua Portuguesa, pedagogos e coordenadores de escolas sorteadas pela pasta, receberam formação para utilizarem a ferramenta ao longo do mês de abril. O uso também é direcionado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Como funciona a plataforma?

Os alunos utilizam a ferramenta dentro de um calendário em que podem inserir as produções textuais. A primeira redação, por exemplo, poderá ser inserida de 01 a 14 de maio. Os alunos produzem o texto diretamente na ferramenta com temas que seguem o que já foi proposto em provas do Enem de anos anteriores.

Ao terminar, o estudante recebe, automaticamente, um retorno por meio da análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante.

Chromebooks

Ao todo, 194 escolas recebem neste ano letivo o equipamento, que conta, cada um, com 40 chromebooks. O equipamento é apropriado para uso do wi-fi, permitindo, assim, ganho do tempo de aula, além do uso em outros ambientes da escola, sem necessidade de mobiliário específico e instalações elétricas. O espaço dinâmico permite criar e experimentar práticas pedagógicas inovadoras.

Texto: Soraia Camata