Plataforma Educação em Foco transforma planejamento de aula em Itarana

Secretaria de Estado da Educação do ES

10.07.2019

A inserção da plataforma Educação em Foco na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alto Jatibocas, localizada no município de Itarana, tem provocado mudanças na rotina de planejamento de aula dos professores. A ferramenta tem auxiliado os educadores na programação dos conteúdos pragmáticos em sala, tornando-se assim uma grande aliada no aprendizado dos alunos.

A professora de Geografia, Lidiani Baldotto, por exemplo, realiza, com auxílio da ferramenta, grupos de estudos voltados para conteúdos e descritores das provas externas e vem alcançando bons resultados com a medida. Outros docentes, como Daniel Morgner e Roman Freitas, têm buscado incentivar o uso aos demais, frisando que assim é possível aprimorar, aprofundar e complementar os descritores que os alunos apresentam mais dificuldade.

Associado a plataforma, os professores trabalham com a ferramenta Google Sala de Aula para postar matérias que possam aprofundar o conteúdo estudado, na forma de vídeos, infográficos ou mesmo texto, além de exercícios extras focados as provas.

Segundo a diretora da escola, Luzineti Marquez Coan, “com a plataforma os professores conseguem visualizar as avaliações externas como uma aliada na busca de uma educação de qualidade. A plataforma torna possível verificar lacunas de aprendizagem e, assim, podemos ajudar os alunos a superar as suas dificuldades. Além de usar os gráficos para elaborarem simulados, atividades e provas baseadas nos descritores e habilidades das matrizes de referência do Paebes e Enem”, disse.

Texto: Cícero Giuri