Plataforma digital será implementada em mais oito escolas estaduais

EDUCARR

14.07.2020

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom Seed


O Governo do Estado de Roraima iniciará a segunda etapa de treinamentos da plataforma digital EducaRR. As práticas ocorrerão nesta segunda e terça-feira (13 e 14 de julho) no laboratório de informática da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) da Avenida São Sebastião, das 8h às 12h.

Participarão do treinamento secretários escolares das escolas estaduais Professora Maria das Dores Brasil, Professora Francisca Elzika de Souza Coelho, Presidente Costa e Silva, General Penha Brasil, Vitória Mota Cruz, Oswaldo Cruz, São José e Euclides da Cunha.

Durante o treinamento, os participantes realizarão a inserção de dados no sistema, em forma de simulação. “Os participantes irão conhecer e operar o sistema de forma prática em uma simulação. Essa é uma forma deles se familiarizarem com o sistema e conhecer de fato como funciona”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Samuel Castro.

O treinamento atenderá às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) como o uso de máscaras faciais, álcool em gel 70% para esterilizar as mãos e objetos, distanciamento, entre outras medidas. “A escolha do local também foi pensada para garantir a segurança dos participantes e técnicos que irão participar do treinamento. O laboratório tem capacidade para 40 pessoas, mas participarão apenas 15”, ressaltou Castro.

Além dos secretários escolares, participará a equipe de apoio da Seed e técnicos do Governo Digital, que ministrarão o treinamento.

EDUCARR - É um sistema de gestão educacional que vem para revolucionar a educação em Roraima. Cumprindo com uma política pública de Governo, o sistema foi criado para ser ambiente virtual que conectará as escolas, a Seed e a comunidade em um compartilhamento de informações, com comodidade e transparência.

Inicialmente, foi implantado como um projeto-piloto em seis escolas: Monteiro Lobato, Lobo D’Almada, Gonçalves Dias, Ana Libória, Ayrton Senna e Diva Alves de Lima. No ano passado, gestores e secretários de escolas participaram de capacitações e treinamentos para conhecer o sistema, se familiarizar e navegar na plataforma.

Somente nestas escolas-piloto, as matrículas escolares 2020 já foram realizadas por meio do EducaRR. Além disso, essas unidades já realizaram o cadastro dos servidores e alunos de cada instituição de ensino e estão aptas para realizar lançamento de notas e frequências.

“A plataforma busca dinamizar o serviço administrativo da escola e também é uma forma de colocar a instituição de ensino mais próxima da Secretaria de Educação, ao mesmo tempo  que permite  aproximar também a comunidade da escola. É um sistema que será inserido em todas as escolas, mas de forma gradativa”, explicou Samuel Castro.

EDUCAÇÃO EM NÚMEROS - Os dados inseridos no EducaRR vão automaticamente para o site https://educacaoemnumeros.rr.gov.br, onde pode ser acessado pela comunidade para acompanhar o número de estudantes de cada instituição de ensino, divididos por gênero, série, cor, etapa de ensino, entre outras especificações.