Sergipe
30.04.2020A secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Núcleo Gestor de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Ngeti), vem realizando semanalmente plantões online com o objetivo dirimir dúvidas sobre gestão escolar com as equipes diretivas das 48 unidades que ofertam o ensino médio em tempo integral na rede estadual. Os encontros acontecem via videoconferência.
Com foco principalmente nas sete novas escolas que aderiram ao modelo EMTI, o acompanhamento surge como um mecanismo fortalecedor da dinâmica de gestão nessas unidades para repensar seu planejamento e se organizar para o momento de retorno às aulas, como explica Rodrigo de Souza Araujo, coordenador de Gestão do Ngeti. “As escolas tiveram pouco menos de um mês de aula até o início da quarentena, e muitas delas estavam nesse processo de elaboração do planejamento. Agora, os efeitos do distanciamento social vão exigir uma nova estratégia, exigir que a escola domine as ferramentas para reorganizar o seu ano letivo”.
Segundo o coordenador de Gestão, os plantões não substituem as formações, apenas oferecem subsídios para que as equipes possam trabalhar neste período de suspensão das aulas. “No cenário em que a gente não consegue fazer as formações presenciais, essa é uma iniciativa que auxilia e nos aproxima das escolas. Temos contato com as dificuldades específicas que as comunidades estão vivendo e tentamos auxiliar para que possam lidar com as demandas particulares”, frisou Rodrigo de Souza.
As unidades interessadas podem agendar o acompanhamento por meio da plataforma Doodle, com link disponibilizado pelo Ngeti. Na sexta-feira passada, o setor realizou uma formação com todas as unidades do EMTI, por videoconferência, cujo tema foi o planejamento estratégico do integral, instrumento de gestão que vai balizar todas as ações do ano letivo.
Novas escolas EMTI
Em janeiro deste ano, a rede estadual de ensino em Sergipe ampliou a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral. Sete novas escolas passaram a fazer parte do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), somando 48 unidades. Desse total, 15 estão situadas em Aracaju e 33 no interior do Estado.
Para a adesão ao programa, as instituições escolares foram avaliadas e passaram por um estudo de viabilidade das condições necessárias a atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), considerando infraestrutura, demanda, capacidade, além de indicadores socioeconômicos, como prevê a portaria nº 2.116, de 6 de dezembro de 2019.
As novas unidades que ofertam o EMTI são: Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha), Abdias Bezerra (Ribeirópolis), Maria Rosa de Oliveira (Tobias Barreto), Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores) e Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto (Nossa Senhora do Socorro), Colégio Estadual Governador Lourival Baptista (Porto da Folha), e o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães (Umbaúba)