Plantão Enem: escolas do Piauí auxiliam estudantes a realizarem inscrição

Exame Nacional do Ensino Médio

12.07.2021

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta quarta-feira (14) e muitos estudantes ainda estão com dificuldade nesta etapa. Para auxiliar nas inscrições, escolha de provas (digital ou impresso), documentação, datas, e tirar dúvidas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orientou que as escolas fizessem o Plantão Enem, disponibilizando um servidor dentro da unidade que ficará responsável por guiar o aluno no momento de inscrição no exame.

O estudante que precisar desse suporte poderá também se dirigir até uma escola da rede estadual de ensino e contará com o apoio necessário para efetivar a sua inscrição dentro do prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições no Enem 2021 poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 14.

Com dúvidas quanto ao modo de aplicação da prova, a estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra, localizada no bairro Novo Horizonte, em Teresina, Kamylly Leão, aproveitou o Agente Enem para buscar orientação.

"Gostei muito de ter uma pessoa na escola para tirar nossas dúvidas, mesmo que pequenas, quanto às informações necessárias sobre documentação e o tipo de prova do Enem. A escola já trabalha muitas ações de suporte e, na nossa preparação, distribui materiais de estudo. Agora também temos auxílio nesse momento importante para não perdemos a nossa inscrição", relatou a estudante.

Natally Nunes, coordenadora pedagógica do Ceti, destaca que a escola já vem mobilizando os estudantes que estes poderão procurar diretamente o profissional da escola.

"Neste momento a escola está aberta e estamos fazendo as inscrições dos alunos que estão tendo dificuldade de acesso em casa, contando com um profissional do administrativo da escola tirando as dúvidas, orientando sobre a modalidade de aplicação e outras dúvidas que podem surgir no momento da inscrição. Os alunos que não conseguem fazer a inscrição por algum motivo poderão ir até a escola para efetivar este processo", afirmou.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis, Liceu Piauiense, os estudantes também contam com a figura do Agente Enem para o auxílio das inscrições. A escola conseguiu integrar os estudantes nesta ação por meio do Grêmio Estudantil. 

O grupo de representação estudantil ajudou a escola na mobilização dos alunos e em outras ações voltadas para o Enem, como explica o estudante Victor Gabriel, presidente do grêmio no Liceu Piauiense. "Nós conseguimos mobilizar nossos colegas nas redes sociais, fizemos tutoriais sobre as inscrições no Enem, sobre isenção de taxa e outras dicas e buscamos fazer com que eles se sintam motivados para a prova. Com uma pessoa disponível na escola conseguimos direcionar os colegas a ir até a escola em caso de dificuldade e conseguir realizar a inscrição", afirmou.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação da Seduc, Viviane Carvalhedo, pontua que o estudante poderá encontrar um agente em cada escola do Estado.

"A  Secretaria da Educação, por meio do programa Pré-Enem Seduc, está realizando em todas as escolas da rede o Agente Enem. É uma estrutura que as escolas estão montando para receber os estudantes que têm dificuldade de acesso para realizar a inscrição. Os estudantes podem tirar as dúvidas com relação a página do participante  para efetuar a sua inscrição. O aluno deve procurar na escola em que estuda ou uma escola mais próxima da rede pública uma pessoa responsável que irá orienta-lo", informou.

Após fazer seu cadastro e concluir a inscrição, o participante vai receber (em data ainda a ser definida) o Cartão de Confirmação de Inscrição, com os detalhes da prova, hora e local.