Mato Grosso
30.04.2024Rui Matos | Seduc-MT
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou,nesta segunda-feira (29.04), o Plano EducAção 10 Anos durante o 'Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem' em Madri, Espanha. O plano tem como objetivo posicionar a rede estadual de ensino entre as cinco melhores do Brasil até 2032. O evento, que acontece na sede da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), vai até sexta-feira (03.05) e conta com a presença de especialistas em educação de Brasil e Espanha.
“Apresentei as 30 políticas do Plano EducAção 10 Anos, com destaque para o sistema de gestão e inovação na aprendizagem adotado na nossa rede. Despertamos muita atenção diante das evidências que temos. Também abordamos sobre o Alfabetiza MT, Avalia MT, ações que possibilitaram a partir de 2023 o pagamento do 14º e até 15° salário por meio da Gratificação por Resultado e outras iniciativas que estão beneficiando quem está lá na ponta, que são os nossos estudantes”, disse o secretário.
Ele discutiu as políticas de inovação adotadas em Mato Grosso, incluindo o uso de robótica educacional e tecnologia móvel, que fazem parte de uma estratégia mais ampla para melhorar a aprendizagem pós-pandemia. O encontro também foca em compartilhar boas práticas e promover colaborações internacionais em educação. Participam do seminário autoridades educacionais de todos os estados brasileiros e da OEI.
“Temos inovações como implantação de robótica educacional, Smart TVs, Chromebooks para estudantes e chips com internet móvel, além de internet banda larga nas escolas. Também participamos de discussões sobre temas determinantes de desempenho escolar, como capacidade e motivação na escola, valorização e formação de professores, liderança na escola, sistema de avaliação e regime de colaboração, além dos reflexos causados na aprendizagem pela pandemia da Covid-19”, declarou.
Segundo Alan Porto, o objetivo foi apresentar as boas práticas na educação e também contar com a colaboração de todos os envolvidos na formação educativa, na transferência de tecnologia, na assessoria técnica especializada e na difusão da cultura, entre outros eixos e atividades de interesse mútuo da educação pública.
Neste encontro, além de apresentarem as estratégias educacionais eficientes implementadas nos estados brasileiros, a delegação vai conhecer as últimas iniciativas e programas educacionais internacionais realizados pela OEI na América Latina. Os debates prosseguem com uma série de reuniões, colóquios e espaços de discussão com diversas organizações e instituições.
O evento é realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação Ciência e Cultura (OEI) e Universidad Internacional de la Rioja (UNIR) – que tem unidades na Espanha, México, Colômbia, Equador e Peru.
Além de todos os secretários de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal – representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a delegação brasileira também conta com a participação de representes do Ministério da Educação e outras autoridades do setor.