Piauí: Rede estadual de educação prepara retorno às aulas presenciais para o mês de agosto

Retomada Presencial

30.06.2021

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está alinhando os preparativos para o retorno seguro às atividades de forma presencial nas escolas da rede estadual. As aulas devem     começar de forma híbrida no mês de agosto após as férias escolares, e espera-se que cerca de 250 mil alunos retornem ao chão da escola. 

"Estamos nos preparando para esse retorno às aulas presenciais. Já tivemos um avanço na vacinação dos profissionais da educação, fizemos o repasse para as escolas se adequarem e estamos avaliando o cumprimento dos protocolos sanitários por parte das escolas. Estamos também trabalhando a questão pedagógica, onde as escolas avaliam os resultados e a partir deles focamos na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Vamos ampliar, também, as ações de busca ativa, garantindo o fortalecimento do vínculo do aluno e escola", explicou o secretário Ellen Gera. 

As escolas estão fazendo a escuta dos pais e da comunidade escolar sobre a preferência pela aulas presenciais ou remotas. Os pais que estiverem de acordo com o retorno presencial devem assinar uma autorização. O aluno que optar por permanecer no ensino remoto pode continuar contando com as plataformas digitais para acessar às aulas, além do conteúdo impresso. 

Para a retomada segura, as escolas passam por readequações, como a instalação de pias externas, aquisição de equipamento de proteção individual, álcool em gel, tapetes sanitizantes, sinalização com orientações a respeito do distanciamento e uso da máscara. As salas também estão sendo adaptadas para essa nova realidade, respeitando todos os protocolos de prevenção ao coronavirus. 

Governo debate sobre retorno às aulas na rede estadual

O Piauí segue o planejamento para retomar as atividades presenciais na rede estadual de educação em agosto. Nessa terça-feira (29), em Brasília, o governador Wellington Dias participou de reunião com diversas instituições, na qual foram discutidas medidas a serem tomadas em âmbito nacional, visando ao retorno seguro das aulas.

"Precisamos estabelecer eixos orientativos para todo o Brasil e definir a da data de retorno, provavelmente, em agosto", declarou o governador do Piauí. Uma das preocupações pelo retorno das aulas presenciais é o atraso no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes que permanecem fora das salas de aula.

O Observatório Nacional da Educação, Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Ministérios da Saúde e Educação, Conselhos de Secretários de Saúde e Educação e representantes do setor privado, participam das discussões.

Vacinação

Wellington Dias solicitou, ao Ministério da Saúde, a manutenção da prioridade de vacinação para os profissionais da educação. A imunização confere mais segurança aos docentes, alunado e servidores do quadro técnico, reduzindo o risco de adoecimento pela Covid-19. "Com a remessa de doses da Janssen, que a gente possa separar a parcela que falta, cerca de 2 milhões de doses, para o setor da educação" finalizou Dias.