Piaui
28.02.2024A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) realiza nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Teresina, uma formação presencial sobre os Protocolos de Segurança nas Escolas Seduc, que contou com a presença dos Gestores Escolares, Vigias, Agentes de Portaria e Profissionais que integram as Equipes Multiprofissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) da capital.
Nesta quarta-feira (28), durante o primeiro dia de formação, mais de 550 Profissionais participaram da ação. A capacitação faz parte do conjunto de ações do Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e a Cultura de Paz nas Escolas, lançado em abril de 2023, envolvendo a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP / PI) e outras Entidades, visando o enfrentamento à violência nas escolas da Rede.
Os encontros de capacitação estão sendo mediados pelo Major Carmos, Comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Piauí, e por Dhiolly Max, Especialista em Segurança Patrimonial. Durante os dois dias de capacitação, eles abordarão sobre os processos de decisão, contingência, ética profissional, gestão de risco e atribuições do vigia escolar e vigilante.
“Estamos trabalhando com eles informações e orientações de tomadas de decisão para o dia a dia. O que fazer em situações de risco, quais as principais medidas de segurança que os Profissionais que atuam nas escolas devem tomar nesses momentos, tudo isso está sendo trabalhado. São medidas e decisões que eles precisam tomar de imediato, são orientações para que eles possam se sentir mais seguros e saibam o que precisa ser feito”, comenta o Major Carmos.
Para a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, a capacitação é um momento importante de análise dos protocolos de segurança nas escolas e uma oportunidade para que os Profissionais possam debater todas as questões em conjunto com a presença de grandes Especialistas.
“Eles estão analisando todas as diretrizes, estudando minuciosamente todos os pontos que precisam ser trabalhados, ouvindo Especialistas no assunto, tudo isso de uma forma dinâmica e em conjunto. Todo esse trabalho só contribui para que a gente tenha Profissionais preparados e que passem uma sensação de segurança para os nossos estudantes”, enfatiza.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca sobre a importância da formação para a equipe de Profissionais e ressalta ações que estão sendo realizadas para reforçar a segurança nas escolas. “Todo esse importante trabalho de formação com os nossos Profissionais se alinha às diversas medidas de segurança que estamos implementando nas Escolas Seduc. Divulgamos recentemente o investimento em equipamentos de videomonitoramento e temos trabalhado o fortalecimento das Equipes Multiprofissionais, canais de denúncia, dentre outras ações e medidas que fortalecem o trabalho”, finaliza.