Piauí realiza Dia Z de combate ao Aedes Aegypti

Conscientizaçao

20.02.2016

O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado em Teresina (PI) foi sede do Dia Z de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) e contou com a participação do governador do Piauí Wellington Dias, da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, do ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, e de toda a comunidade escolar. O evento ainda foi transmitido para mais de duzentos municípios através do Canal Educação.

A escola desenvolve, desde 2009, o projeto de combate ao Aedes Aegypti e alerta sobre os perigos que o mosquito traz aos seres humanos. "É de suma importância essa associação saúde e educação, trabalhando juntos nós vamos conseguir reduzir e acabar com a proliferação do mosquito que tem trazido grandes problemas para a população. Por isso trabalhamos projetos pedagógicos que desenvolvam a consciência dos alunos, quanto à participação nessa campanha", disse Djanira Alencar, diretora do CEMTI João Henrique de Almeida Sousa.

Por toda a escola, cartazes e faixas alertavam sobre a importância de agir e impedir a proliferação do Aedes Aegypti e em suas palavras o ministro da Ciência e Tecnologia deu uma aula sobre a atual situação do Brasil diante do Aedes Aegypti e das doenças que ele transmiti: dengue, zica e microcefalia. "O vírus da zica chegou ao Brasil em 2015. Em outubro, uma médica de Pernambuco conseguiu estabelecer a relação direta entre a zica e a microcefalia de algumas crianças e isso nos acendeu o alerta de uma possível pandemia, por isso estamos percorrendo o País para que as pessoas entendam que precisam combater o mosquito", destacou Celso Pansera. Até o momento, o Piauí têm 112 casos suspeitos de Zica, que podem levar, nas mulheres grávidas, à microcefalia dos bebês. A doença causa sequelas irreversíveis e acende o alerta para os cuidados que todos devem ter.

Durante o evento o governador Wellington Dias lembrou que no passado outras doenças foram enfrentadas e que hoje praticamente não existem e que para que isso ocorra devemos fazer o mesmo com o Aedes Aegypti. "Vencer o mosquito significa mais saúde para o Piauí e o Brasil. No passado, algumas doenças como caxumba e sarampo nos afligiram e hoje é a dengue e a zica. Se nos unirmos poderemos lutar contra o mosquito que causa essas doenças", ressaltou.

Quem contraiu doença transmitida pelo Aedes Aegypti sabe que não é fácil reestabelecer a saúde. A própria secretária de Estado da Educação contraiu a dengue por três vezes e enfatizou que é preciso a união e ação das pessoas nessa campanha. "Eu já peguei dengue três vezes e agora com a zica, o Aedes Aegypti se torna um inimigo ainda maior. Esse mosquito não é mais forte que um país e no que depender da Seduc, vamos exterminar esse vetor", disse Rejane Dias.

Erica Larissa Lima, aluna do 2º ano do ensino médio, diz que o projeto desenvolvido na escola mudou a rotina de sua família para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. "Nós fazemos o possível, não acumulamos água e procuramos manter tudo limpo. Esse é um momento para todos terem cuidado, pois o problema é sério. Muitas pessoas estão adoecendo e muitos bebês nascendo com microcefalia e precisamos mudar essa realidade".