Piauí participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre tecnologias na Educação

Piaui

03.06.2021

Com o objetivo de analisar os programas de Inovação e Educação Conectada (PIEC), Banda Larga na Escola (PBLE), Brasil na Escola, e outras ações de inclusão digital, inovação e conectividade na educação básica, superior e nas modalidades de ensino, o secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, participou, na tarde desta quarta-feira (02), de Audiência Pública na Câmara dos Deputados. Ellen Gera representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na reunião do Grupo de Estudos "Tecnologias na educação: construção de políticas públicas para o ensino".

Na Audiência Pública foram apresentados os programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação e a aplicação e desenvolvimento destes programas nos Estados e Municípios. O encontro, que teve como temática "Políticas públicas federais em andamento sobre tecnologia, conectividade e inovação na educação", contou também com a participação de Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do MEC; Helber Ricardo Vieira, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC; e Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) , cujos Relatores são as deputadas Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) e Angela Amin (PP/SC).

"O estudo tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação. Acreditamos que o momento para esse estudo é mais do que oportuno, face ao desafio da aprendizagem, às atividades de utilização da tecnologia no processo educacional e às grandes dificuldades de a educação e as escolas lidarem com as tecnologias e com as diferentes metodologias, fatores que, agora no período da pandemia, colocaram-se ainda mais gritantes e ampliaram-se inclusive nas relações de desigualdade. Então, é preciso aprofundar o estudo na formação docente nesse recorte", destacou a deputada Angela Amin, que presidiu a audiência.

Em sua participação, o secretário Ellen Gera revelou que o Consed já conta com um grupo de trabalho tratando do ensino híbrido e relatou as experiências do Piauí na área.

"Já tínhamos experiências com tecnologias na educação, como o Centro de Mídias do Piauí, desde 2012, além de uma plataforma preparada para ensino remoto, o Canal Educação, mas a pandemia fez acelerar e quebrar paradigmas na educação, principalmente da parte tecnológica. Reconhecemos o esforço do Governo Federal, mas temos mais desafios. Não podemos pensar em tecnologias educacionais apenas com a Internet chegando na escola, temos que ter uma estrutura lógica para que seja bem utilizada por professores e alunos. Pensamos também em uma Intranet educativa para o acesso de conteúdos naquele ambiente escolar. A tecnologia chegou de vez na escola e não vamos mais tirá-la de lá. Temos que preparar a escola, fazer uma formação correta que ensine o bom uso da informação no ambiente escolar e, para isso, é importante que o estudante tenha acesso à Internet não só na escola, mas também em sua casa", finalizou o secretário de Educação do Piauí.