Piauí investe em Educação Profissional e Tecnológica ligada à economia do mar

Piaui

26.05.2023

O investimento na Educação Profissional e Tecnológica tem potencial de impactar o desenvolvimento em setores específicos da economia piauiense, como a área portuária, com a criação da Escola do Mar.

Em agenda, nesta quinta-feira (25), no município de Luís Correia, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, iniciaram os projetos com potencial de elevar as economias locais por meio da assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da U. E. Ricardo Augusto Veloso, onde passará a funcionar a Escola do Mar.

Para o ano letivo de 2024, a Escola do Mar visa atender estudantes da Rede Estadual de Ensino com a oferta de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de nível médio, à Educação de Jovens e Adultos, com integração de cursos de qualificação profissional vocacionada para as atividades econômicas do mar, bem como programas e projetos de formação inicial e continuada, reconhecimento de saberes profissionais e aperfeiçoamento profissional alinhados à demanda da indústria portuária e ao desenvolvimento econômico da região. “Além da infraestrutura, é preciso de capacitação profissional para a comunidade, especialmente os jovens. Então, é uma escola estadual que continuará oferecendo ensino médio, mas terá no currículo a oferta de cursos profissionalizantes na área da economia do mar. Vamos integrar esse trabalho com a Marinha brasileira que também faz capacitação aqui na Capitania dos Portos”, explicou o governador Rafael Fonteles.

As atividades de grande potencial da economia do mar estarão entre as competências a serem adquiridas pelos estudantes, que terão à disposição no espaço escolar laboratório de Microbiologia, laboratório de Processamento de Alimentos e Pescados, laboratório de Biologia Marinha e laboratório de Simulação de Condução de Embarcação.

Além destes laboratórios, a Escola do Mar receberá investimentos no valor de R$ 2.273.482,29 resultando na ampla reforma para modernização do prédio, que passará a contar com 10 salas de aula, sala de Mediação Tecnológica, laboratório de informática, área administrativa, sala de descanso, cozinha, refeitório, banheiros, galpão com oficinas e depósitos, subestação e climatização. A previsão é que a obra seja concluída em março de 2024.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o potencial da Escola do Mar em fomentar o trabalho qualificado para atender a diversos setores econômicos na região. “Este é um momento histórico para o Piauí com a assinatura das ordens de serviço da Escola do Mar, em Luís Correia. A Escola ofertará cursos profissionais no Ensino Médio, Ensino de Jovens e Adultos, FIC e Certific, voltados para as áreas da economia do mar, inclusive em parceria com universidades e entidades do Sistema S. Com estes investimentos, o Governo do Piauí avança, tendo a Educação como indutora do desenvolvimento das economias locais, gerando qualificação profissional, crescimento da economia e geração de trabalho, emprego e renda em todo o Piauí”, pontuou o gestor.

Firmando parceria com entidades do Sistema S para a criação do Projeto Escola do Mar, a proposta pedagógica, especificamente na formação profissional técnica e tecnológica, está alinhada a potenciais parceiros da Rede Federal de Ensino, dentre os quais destacam-se o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI/PI), SEST/SENAT, SENAC, SEBRAE, dentre outros.

Outro momento de destaque na solenidade foi o reconhecimento de qualificação profissional com a entrega de certificados dos cursos a dois alunos da Rede Estadual do curso em Filetagem de Peixe e de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com carga horária de 8 (oito) horas. 

Os alunos Rebeca do Nascimento, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zulmira Xavier, e Danilo Costa, aluno da Unidade Escolar Ricardo Augusto Veloso, fizeram parte do curso promovido em regime de parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc/PI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI/PI).

O curso de Filetagem de Peixe ofertou 30 vagas exclusivas para a Rede Estadual de Ensino. A certificação permitirá inserção no mercado de trabalho na área de indústria pesqueira, restaurantes e estabelecimento de alimentos e outros.

Visita ao CETI Zulmira Xavier

Dando continuidade à agenda em Luís Correia, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, visitou o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zulmira Xavier para dialogar com  estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Na ocasião, o Gestor também acompanhou de perto as obras de reforma, ampliação e modernização da escola. 

Jurisdicionada à 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), o CETI Zulmira Xavier oferta Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico e Profissional nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Informática e Gerência em Saúde.

A escola passa por reforma e modernização em toda a sua estrutura, incluindo a ampliação do refeitório e cozinha, de mais três salas de aula, bloco administrativo, bem como a construção de uma quadra poliesportiva e banheiros com vestiários. Mais de 2 milhões de reais estão sendo investidos na obra, que deve ser concluída até setembro deste ano.