Piauí iniciará vacinação de profissionais da educação dia 01 de junho

Vacinação Professores

28.05.2021

Através de reunião da Câmara Técnica de Vacinas do Piauí realizada na noite da última quarta-feira (26), a Comissão  Interfestora Bipartite (CIB),  decidiu pelo início da imunização contra a Covid-19 para o grupo dos trabalhadores da educação no estado do Piauí. A imunização será iniciada pelos trabalhadores da educação do ensino básico.

A ideia é que a primeira remessa de distribuição das vacinas para o grupo será  entregue aos municípios nesta próxima sexta-feira (28), podendo os municípios iniciarem a imunização do grupo a partir do dia primeiro de Junho.

O secretário de estado da saúde Florentino Neto, fala que o Piauí sempre esteve na luta para iniciar a imunização dos trabalhadores da educação e que após trabalho conjunto do governo do estado do Piauí através da Sesapi e da Seduc a imunização desse grupo irá se iniciar. "É com grande alegria que anunciamos o início da vacinação do grupo de trabalhadores da educação do Piauí. Durante esses dias 27 e 28 estaremos  distribuindo 10% das doses suficientes para suprir a estimativa dos trabalhadores da educação  que atuam no ensino básico aqui no estado, e a partir do dia primeiro de Junho teremos esses profissionais começando a serem imunizados contra a Covid-19", explicou o Secretário de Saúde.

A primeira remessa conterá o necessário para a primeira dose de 10% dos trabalhadores de educação do Piauí, de acordo com o Plano Nacional de Imunização o estado apresenta um total de 53.274 pessoas para serem imunizadas neste grupo.

Para o secretário da Educação, Ellen Gera, com a vacinação renasce a esperança do retorno ao chão da escola. "Temos trabalhado muito para que os estudantes não perdessem o vínculo com a escola durante as aulas remotas no período de pandemia, mas o nosso profundo desejo sempre foi garantir que o ambiente escolar pudesse ser novamente um local seguro e voltássemos às atividades presenciais.  A vacina é a nossa esperança para que o retorno ao ambiente escolar possa acontecer o quanto antes", afirmou Ellen Gera. 

A Sesapi irá encaminhar nota técnica aos municípios orientando o início da imunização de todos que se enquadrarem no grupo de trabalhadores da educação. A vacina deverá acontecer por ordem decrescente de idade, iniciando em trabalhadores de 59 anos a 55 anos e seguindo as demais idades conforme a imunização for avançando, até atingir a cobertura completa do grupo.

 "A nota técnica explicativa também conterá orientações sobre detalhes para este momento da imunização. Entre as orientações está que os municípios que já iniciaram a vacinação contra influenza para professores deverão ficar atentos, e somente iniciar a oferta da vacina contra a Covid-19, para esses profissionais, após respeitar o período de 14 dias, prazo orientado pelas entidades de saúde para aplicação da vacina de influenza e vacina da Covid-19 em uma mesma pessoa", aponta Cristiane Moura Fé, Diretora de vigilância em saúde.


Encontro de Gerentes Regionais 


Nesta quinta-feira (27), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, reúne os 21 gerentes regionais de educação, além de superintendentes e diretores da Seduc,  para um encontro de monitoramento e planejamento de ações, com vistas aos avanços educacionais no Piauí. O encontro segue todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo COE e Vigilância Sanitária. Na ocasião o secretário anunciou a vacinação dos profissionais da educação, acompanhado do secretário de estado da saúde, Florentino Neto.

O secretário Ellen Gera enfatiza que o encontro de gestores é sempre um momento de grande importância para secretaria. "É um momento onde nos confraternizamos, trocamos ideias, discutimos o processo educacional como um todo, apresentamos o planejamento, o andamento das atividades e como a instituição está atuando para cumprir sua grande meta, que é educar com excelência", concluiu o secretário .