Piauí implanta sistema de controle de frequência e notas pelo celular

Evasão

11.09.2015

O Piauí é o primeiro Estado a implantar em todas as escolas de tempo integral um sistema de acompanhamento da vida escolar dos alunos. Por meio do celular, os pais terão acesso à frequência, notas e demais ocorrências registradas por professores e diretores. O sistema recebe o nome de Mobieduca.Me e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí(Seduc) está implantando o sistema em 126 escolas, inicialmente.

O Mobieduca.Me visa combater a evasão e aproximar a família da escola. O Projeto foi implantado, em caráter experimental em 105 escolas, em 2014. Em algumas dessas unidades de ensino, o percentual de evasão escolar foi reduzido em 76%. Esse índice somente foi alcançado porque o sistema fez os pais participarem mais da vida escolar dos filhos. Esse ano o sistema foi implantado para outras 22 escolas, nas quais todas oferecem o ensino em Tempo Integral.

Quando o aluno chega à escola, ele precisa apresentar uma carteirinha que é passada no leitor óptico para registrar a presença. Se o estudante não comparece, é registrada a falta e uma mensagem SMS é enviada aos pais para que estejam cientes que o filho ou filha não assistiram à aula naquele dia. Até o momento, cerca de 70 mil alunos utilizam o sistema.

O Mobieduca.Me também permite a divisão de responsabilidades da educação dos alunos entre a escola e a família, melhora a eficiência da gestão com dados estatísticos das escolas em tempo real e ainda atua como ferramenta auxiliar de gestão escolar.