Piauí encerra Encontro de Gestores

Piaui

01.08.2019

Com a presença do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o Encontro de Gestores da Educação foi encerrado nesta quinta-feira, 01 de agosto. O evento aconteceu no Diferencial Eventos e teve como objetivo alinhar as metas e reforçar o planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o segundo semestre. A iniciativa reuniu gestores da secretaria, bem como gerentes e coordenadores das Gerências Regionais de Educação (GREs).

O secretário Ellen Gera fez a abertura do último dia do encontro agradecendo a participação dos envolvidos. "O ano de 2019 trouxe ótimos resultados, frutos de um trabalho feito também por essa equipe que tem compromisso real com a educação. Iniciamos o segundo semestre fazendo o planejamento de metas e ações para que tenhamos alunos com altas expectativas de aprendizagem, professores de excelência, gestores reconhecidos como líderes e escolas acolhedoras e inclusivas", destacou Ellen.

Seguindo a programação, a gerente de Ensino Médio, Regina Célia Monteiro, apresentou aos participantes, em forma de relato, o panorama geral por regional sobre os resultados de cada uma delas. A gestora analisou as informações quantitativas sobre o andamento do Circuito de Gestão, apontando uma perspectiva analítica, o cuidado e acompanhamento das etapas dentro da ferramenta Jovem de Futuro.

Ainda na programação, os educadores se organizaram em cinco mesas temáticas, no qual discutiram os temas apontados, os pontos de atenção, as intervenções necessárias e encaminhamentos para realização da intervenção. 

Os gestores avaliaram de forma positiva a iniciativa da Seduc em avaliar o processo educacional e direcionar ações para melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. "O encontro foi muito bom. Todos os assuntos abordados foram de grande relevância. Trabalhamos as dimensões pedagógica da gestão escolar e isso agrega conhecimento e fortalece a gestão, assim como o processo de ensino e aprendizagem na escola", afirmou a gerente da 1ª GRE, do município de Parnaíba, Safira Santos.

"Esse momento foi muito oportuno para que se discuta que ações nós, como gestores, podemos tomar no chão da escola, conversando com os professores. Isso nos dá uma base e nos aponta caminhos a serem seguidos", disse a gerente da 20ª GRE, Luísa Maria Vieira.

Para a gestora da 19ª GRE, Marlene Lima, um encontro que se propõe a avaliar a qualidade das ações desenvolvidas nas escolas é extremamente positivo diante do desafio de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. "O Ideb nos faz pensar a educação dentro de uma concepção totalmente renovada, em que a política de educação está sendo levada, mais do que nunca, muito a sério, visando não só dados quantitativos, mas principalmente qualitativo. Essa oportunidade é ímpar para quem compõe a realidade da escola", finaliza.