Piauí conta com educação superior em todos os municípios

Piaui

31.01.2022

"Considerando os cursos presenciais, os cursos nesse modelo presencial e com uso da tecnologia avançada, estamos garantindo a educação superior em 224 municípios do Piauí. Pessoas que não teriam condições de estudar fora do seu município, agora estão fazendo um curso superior de qualidade e gratuito na própria cidade onde mora. Até pessoas que não são e nem moram no nosso Estado estão vindo estudar aqui em um dos pólos da Universidade Aberta do Piauí, a UAPI. Isso vai trazer uma diferença para quem estuda e para o nosso Estado, porque teremos pessoas qualificadas", afirmou o Governador Wellington Dias, hoje, na abertura da UAPI - Etapa 3.

A Universidade Aberta do Piauí - UAPI, foi criada por meio de um Decreto 16.933/16 e institucionalizado através da Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021. É uma modalidade que conta com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), responsável pela parte pedagógica dos cursos, a   Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que analisa e faz a implementação do programa no Piauí, e a Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), que cuida do pagamento mensal das bolsas para execução pedagógica e administrativa dos cursos e programas ofertados pela UAPI, que tem como objetivo promover a universalização do ensino superior por meio da tecnologia e, com o início da Etapa 3, o Piauí é o primeiro Estado brasileiro a garantir um ensino superior gratuito e de qualidade em todos os seus 224 municípios.

A abertura da aula inaugural da Etapa 3 da UAPI aconteceu de forma remota direto do Canal Educação para todos os polos. Além da presença do Governador, estavam também o Magnífico Reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto; o Sec. Estadual de Educação, Ellen Gera; a Deputada Federal, Rejane Dias; Secretário de Estado da Fazenda e Coordenador Geral do ProPiauí, Rafael Fonteles; Presidente Fapepi, Professor Antônio Cardoso do Amaral; Superintendente de Ensino Superior da SEDUC,Maria de Lourdes Lopes; Coordenadora Geral UAPI/UESPI, a Professora Ana Angélica; e a Coordenadora Adjunta UAPI/UESPI, a Professora Doutora Luciana Saraiva.

Para o Reitor da UESPI, Prof. Evandro Alerto, essa interiorização da educação em todo o Estado do Piauí é uma prova de que o Governo e todos os parceiros acreditam na educação e sabem o quanto ela é importante para todos os piauienses.

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, também destacou a importância da UAPI  e o trabalho e dedicação do Governo do Estado para garantir que os piauienses tenha educação em todos os níveis.

"O Piauí é um estado que lá no século passado tinha atraso na formação e escolaridade do cidadão, tanto da educação básico como ensino superior, o que gera uma série de dificuldades no desenvolvimento do estado e até mesmo nas possibilidades de termos professores nos municípios. Em 2017, o governo trouxe a Universidade Aberta, uma parceria entre a Uespi, Seduc e Fapepi, e juntas garantem o ensino superior no interior do estado, por meio da mediação tecnológica. É uma grande vitória, o aluno sairá com diploma da Uespi e o piauiense pode se orgulhar, pois o Piauí é o único estado do Brasil que tem o ciclo completo da educação nos municípios", afirmou.

A Professora Maria de Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, reforçou o trabalho do Governo do Estado em garantir a educação em todos os níveis. Ela afirmou que esse é compromisso da gestão.

"A expansão da UAPI revela essa grande missão que o governador Wellington Dias tem com os piauienses, levando o ciclo completo da educação aos municípios e agora com a UNiversidade Aberta em 183 cidades.", disse.  

A Coordenadora Geral da Uapi/UESPI, Professora Ana Angélica, explicou que a UAPI 3 vai chegar a mais 63 municípios e com isso o programa estará em todos as cidades do Estado.  O curso ofertado é o de Administração nas três etapas e ela ressaltou o quanto ele já está transformando a vida dos estudantes. A professora comentou que muitos estudantes das Etapas 1 e 2 da UAPI já são empreendedores e estão colocando os conteúdos aprendidos em  sala na prática dos próprios negócios.