Amapá
17.01.2025Alunos da rede pública de ensino do Amapá celebram os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após a divulgação das notas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última segunda-feira, 13. Entre os destaques, Hadria Ariane Pantoja Rodrigues, de 19 anos, moradora do Bairro Novo Buritizal, estudante da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, alcançou 960 pontos na redação e comemora a conquista após dois anos de preparação.
Moradora de Macapá, a jovem dedicava cerca de seis horas diárias aos estudos, dividindo o tempo entre exercícios práticos, redações e a revisão de conteúdos ensinados na Central do Enem. Apesar de participar do cursinho preparatório particular, ela encontrou no programa do Governo do Estado a oportunidade que precisava para reforçar sua preparação.
"Estudava quatro horas pela manhã e duas à tarde. Fazia redações, pesquisava repertórios e resolvia questões pelo celular. Foi cansativo, mas eu sabia que, se continuasse tentando, uma hora o resultado viria", contou Hadria.
Hadria pretende cursar Fisioterapia na Unifap
Foto: Aog Rocha
Hadria ainda ressaltou o papel fundamental dos professores da Central do Enem no seu processo de preparação, destacando que a dedicação e o incentivo foram essenciais para a sua preparação no exame.
Ela não esconde a felicidade com seu desempenho, mas mantém os pés no chão. Seu maior sonho é ingressar na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e cursar Fisioterapia, uma área que sempre sonhou, influenciada pela mãe e pelo desejo de ajudar as pessoas.
"Sempre gostei de Fisioterapia, mas também pesquisei sobre outras áreas. Hoje, meu foco é a Unifap, mas se não der certo, vou tentar outras opções. O importante é nunca desistir", contou a ex-aluna.
Hadria foi uma das participantes da Central do Enem do Governo do Estado
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Central do Enem
Em 2024, o Governo do Amapá investiu fortemente na educação, com a Central do Enem, que oferece aulas preparatórias para o exame nas 14 escolas-polo espalhadas por Macapá e Santana. O programa, que contou com a participação de mais de 6 mil estudantes, tem sido um marco na melhoria da educação pública do estado, proporcionando aos alunos um suporte crucial na preparação para o Enem.
O coordenador da Central do Enem, Riley Tenório, falou sobre o impacto positivo das ações no desempenho dos alunos.
"Este ano foi de muito trabalho e dedicação. Com o apoio da Secretaria de Educação e do Governo do Estado, conseguimos realizar eventos como o aulão no Zerão, com mais de sete mil estudantes, e hoje vemos os frutos desse esforço com as excelentes notas dos alunos. A Central do Enem é um instrumento poderoso que tem ajudado a transformar a educação no Amapá", concluiu Riley Tenório.
Por Breno Pantoja
Hadria Ariane da Escola Mário Quirino obteve 960 na redação do Enem 2024
Foto: Aog Rocha