Pesquisa sobre Centros de Ensino em Período Integral de Goiás conquista prêmio nacional de Educação

Goiás

09.12.2021

O pesquisador em estatística Alex Felipe Rodrigues Lima, servidor do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, (IMB), e atual gerente de Estudos Socioeconômicos e de Avaliação de Políticas Públicas do Instituto, conquistou o 3º lugar no I Prêmio Nacional de Educação, com o trabalho intitulado “Avaliação de Impacto da Escola Estadual de Tempo Integral nos Resultados de Desempenho Educacional do Estado de Goiás”.

“Este é o reconhecimento de um trabalho muito importante. Principalmente relacionado à Educação. Avaliar políticas públicas de forma quantitativa, como foi o caso deste estudo, é sempre muito desafiador. E um prêmio como este, só prova que estamos no caminho certo, cujo principal objetivo é ajudar a Educação de Goiás”, afirma o pesquisador.

O estudo

O Prêmio Nacional de Educação foi criado para fomentar a realização de estudos e pesquisas sobre políticas públicas educacionais, principalmente nos programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de auxiliar na atuação e aperfeiçoamento de sua gestão. Em sua primeira edição, a premiação teve como tema o “Aprimoramento da Gestão Educacional no Brasil”, como avaliação para estratégias de planejamento, controle social, monitoramento de riscos, avaliação de impacto e indicadores de resultado.

O estudo, realizado em parceria com os pesquisadores Erik Alencar de Figueiredo, Felipe Resende Oliveira e Rodrigo Nobre Fernandez, buscou encontrar evidências empíricas sobre a experiência das escolas em tempo integral da rede pública estadual de ensino de Goiás. Para isso, os autores utilizaram métodos de identificação causal para determinar o efeito do programa.

“Comparamos as escolas integrais com as que ainda não oferecem esse tipo de ensino, pelo método de diferenças em diferenças. Esse método permite analisar diversos anos de tratamento, de acordo com a adesão ao ensino integral, obtendo o real efeito do programa” , explicou o líder do estudo, Alex Felipe.

Os principais resultados indicam que o programa propicia às escolas de Ensino Fundamental – anos finais e do Ensino Médio – um desempenho significativamente superior nas provas da Prova Brasil, Saego e no Ideb, em comparação com as demais escolas. Além disso, foi possível detectar os efeitos significativos que diminuem a taxa de reprovação e abandono escolar. “Na maioria dos casos, os resultados foram muito bons no sentido de melhorar o comportamento [dos alunos] depois da inserção no programa”, observou o pesquisador.

Para analisar os efeitos da aplicação do ensino integral, a pesquisa realizou uma comparação entre escolas com e sem esse sistema. A comparação ocorreu com base em dados empíricos coletados por meio de indicadores educacionais, tais como o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), a Prova Brasil, além de provas de Português e Matemática, e as taxas de reprovação, aprovação e abandono escolar. “As escolas que se transformaram em tempo integral experimentaram um impacto significativo nesses indicadores. Elas melhoram o desempenho nas provas e no rendimento escolar” , ressaltou Alex.

Para o diretor-executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Guilherme Rezende, o prêmio reafirma a qualidade técnica do Instituto. “A principal importância desse trabalho, além da conquista do prêmio, é mostrar a qualidade técnica dos trabalhos e de nossos servidores, que são responsáveis por diversos estudos, que contribuem na criação de diversas políticas públicas que chegam até o cidadão” , destaca o diretor.

Estudo irá contribuir com avanço nas melhorias da Educação
Estudos sobre o desempenho da Educação, como o realizado por Alex, auxiliam não só no melhor entendimento sobre a realidade educacional do Estado, como também contribuem para uma melhor aplicação de políticas públicas. “O importante desse trabalho é proporcionar dados científicos para guiar as tomadas de decisões dos gestores” , destacou o pesquisador.

A exemplo de políticas públicas baseadas em pesquisas e estatísticas, somados a volumosos investimentos, o Governo de Goiás colhe os resultados da conquista do 1º lugar no ranking do Ideb, . Criado pelo governo federal, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é utilizado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas em todo o país. A preocupação da atual gestão com a Educação goiana refletiu positivamente no ensino goiano, fazendo-o atingir o maior patamar no Ideb, entre todas as unidades federativas.