Pesquisa realizada em escola da zona rural de Sítio Novo é apresentada em evento nacional

Tocantins

09.11.2023

Estudantes da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, da zona rural de Sítio Novo do Tocantins, realizaram junto com a professora Kayla Pacheco, um caderno de leitura para a prevenção e combate às fake news. O trabalho realizado em 2019, foi escolhido para representar a região Norte durante o 3º Congresso Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras.

O caderno de leitura para prevenção e combate às fake news, resultou da pesquisa de mestrado da professora Kayla Pacheco, com o título “Contribuições da semiótica para práticas de leitura em tempos de fake news: uma proposta de atividades para o ensino fundamental”, publicado no livro “Tecendo saberes, reconstruindo práticas: proposições para o ensino de Língua Portuguesa”, em 2021, pela editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa fez parte da mesa de relatos de egressos do programa de pós-graduação coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A professora Kayla Pacheco explica que o material foi elaborado pensando no perfil dos alunos em termos de faixa etária, buscando adequar a linguagem de forma lúdica. “A partir de uma sequência de leitura realizada em 2019 numa turma de nono ano, nossos alunos elaboraram um fanzine com dicas de prevenção a textos que veiculam discursos mentirosos”. A pesquisa, que deu origem a sua pesquisa de mestrado, foi publicada na Revista Humanidades e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Devido às restrições impostas pela pandemia em 2020, a professora conta que ficou impossibilitada de realizar a última etapa do projeto, por isso foi necessário repensar o produto final. “Passamos a refletir como a educação midiática poderia auxiliar as práticas de leitura na escola com vistas à prevenção e combate a textos com informações falsas. Daí surgiu o caderno com a discussão ampliada, um guia para professores”.

 “Foi uma grata surpresa ser escolhida para representar nosso Estado e a região Norte com o resultado e desdobramentos da pesquisa iniciada em 2019. Os alunos que contribuíram com essa experiência já concluíram o ensino médio e já não estão mais na escola, mas ficou a semente pela ética da leitura plantada. Atualmente também estou afastada da escola mediante licença para qualificação no doutorado. Só cheguei até aqui porque tive uma rede de apoio bem costurada pelo afeto e o incentivo dos colegas de jornada, a família e a Secretaria da Educação, que me concedeu o afastamento para continuar caminhando na vida acadêmica e pela escola pública”, relata a professora.

O evento foi realizado na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 6 e 8 de novembro, e reuniu pesquisadores de todas as regiões do país para discutir temas voltados à formação de professores da Educação Básica e na Educação Superior, graduandos, pós-graduandos na área de Linguística e Literatura, e demais interessados no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. O Congresso busca promover a socialização da pesquisa, do ensino e das práticas docentes dos envolvidos nesse programa.

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins