Pesquisa de campo para compreender desigualdades é trabalhada na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé

Mato Grosso do Sul

26.04.2023

Estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, localizado no Jardim Água Boa, em Dourados, participaram da pesquisa de campo para compreender na prática as desigualdades sociais e espaciais do município.

A pesquisa de campo é fruto de discussões efetivadas em sala nas disciplinas de Geografia, Sociologia e Recomposição das Aprendizagens de Humanas. “A pesquisa de campo envolveu visitar bairros de Dourados como,  Bonanza, Residencial Roma, Parque do Lago e condomínios fechados de alto padrão entre eles Hectares Park & Resort , e logo após  o retorno para escola”, relata professor responsável Elizeu Bastos de Oliveira.

De acordo com a professora e Ana Paula Alves da Silva, o trabalho de campo contribui para o ensino e aprendizagem dos estudantes, construção do senso crítico acerca dos meandros da nossa sociedade, como também contribui significativamente para a formação humana de nossos/as estudantes, um dos objetivos da Escola da Autoria.

“Agradecemos a parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por disponibilizar o ônibus para a condução dos nossos estudantes, o professor Alexandre Bergamin Vieira, docente na Universidade Federal da Grande Dourados e o estudante Harryson por acompanhar os estudantes durante o trajeto e pontuar reflexões tão importantes”, finaliza diretora Marisa Pereira dos Santos.

Adersino Junior, Sed

Fotos: arquivo escolar.