Pernambuco
10.03.2020Pernambuco será sede de seis modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A oficialização da competição em solo recifense foi divulgada durante o encontro do secretário executivo de Esportes do Estado, Diego Pérez, com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o Gerente de Eventos CBDU, Alessandro Battiste, e os representantes da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE), José Carlos Lins, Roberto Gomes e Ênio Guimarães. Com as parcerias do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, a capital pernambucana receberá as disputas de badminton, basquete 3x3, futebol 7 society, tênis de mesa, tênis e xadrez. Os jogos serão realizados entre os dias 4 e 9 de maio.
Esta será a 68ª edição dos JUBs. Ao todo, participarão da competição cerca de 30 instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, somando, aproximadamente, 700 atletas e treinadores. As equipes e os competidores que participarão dos Jogos representando a bandeira pernambucana foram classificados a partir dos Jogos Universitários de Pernambuco 2019. Destas modalidades disputadas no Recife durante os JUBs, cinco garantirão aos seus competidores vaga para seus respectivos campeonatos mundiais, com exceção apenas do Futebol 7.
Vale destacar que o segmento universitário tem papel importante nas várias modalidades esportivas, visto que oferece ao atleta a oportunidade de continuar com os seus treinamentos e participações em competições após a fase escolar. Pernambuco, inclusive, possui tradição em revelar grandes nomes para o cenário nacional, a exemplo de Adriana Salazar (natação); Yane Marques (pentatlo moderno), Wagner Domingos (atletismo); Vinícius Tiné (xadrez); Sérgio China (futebol); Francismar Garrido (voleibol); Gabriel Pinheiro (judô); Gabriel Paraíso (futsal) e Fernando DDI (beach soccer).
“Elegemos o Recife por conhecer e confiar na gestão do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife e também por sabermos da maravilhosa infraestrutura da cidade e de todo o suporte para o esporte educacional. Cabe então a nós reconhecer isso trazendo essas competições para cá. Sairemos daqui com cinco seleções brasileiras que representarão o país em competições ao redor do mundo”, destacou Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).
“Mais um ano que recebemos parte dos JUBs, uma competição que reúne diversos atletas e garante um novo passo para a valorização do esporte universitário de Pernambuco. Na última edição o Estado ficou na 5ª colocação na tabela, mostrando toda a força que possui na competição. Será uma experiência bastante positiva para atletas, técnicos, diretores e um estímulo para o crescimento do segmento”, complementou o executivo de Esportes, Diego Pérez.
Universitários no Bolsa Atleta
Importante destacar que, no mês de janeiro, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, apresentou alterações no texto do Bolsa Atleta Pernambuco. Para 2020/2021, reforçando a prioridade de Pernambuco com o esporte escolar e universitário, o objetivo é destinar 10% do orçamento, de um total de 3,7 milhões, das modalidades olímpicas para a categoria Estudantil (Jogos Escolares da Juventude, Paralimpíadas Escolares e Jogos Universitários Brasileiros), estabelecendo os seguintes valores de benefício para as categorias: Estudantil A (campeão) - R$650 e Estudantil B (2º e 3º lugar) - R$500.