Pernambuco fatura ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Pernambuco

12.11.2021

Em Tabira, no Sertão do Estado, 10 estudantes da Escola Pedro Pires Ferreira foram premiados com medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) 2021. Juntos, os alunos formam a equipe Força Jovem e passaram pelas seis fases online da 13ª edição da competição, que teve início em maio, sob a orientação do professor Marcos Vinícius.

De acordo com a organização da ONHB, a região Nordeste foi a que mais somou equipes medalhistas: um total de 57. E deste número, 17 vieram para Pernambuco, que foi o estado com maior número de equipes medalhistas. 

Para se prepararem para as provas, os estudantes recorreram às aulas do Educa-PE, disponíveis no YouTube, sobre temas relacionados à História do Brasil e utilizaram livros didáticos, revistas e artigos científicos, além de realizar revisões baseadas nas edições anteriores na ONHB. 

O professor de história Marcos Vinícius acompanhou a equipe ao longo dos seis meses de competição e pontuou sobre a importância da Educação. “Acredito que o professor tem o dever de promover uma educação de qualidade para, juntos, construirmos uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, afirmou.

“Participar da olimpíada foi uma experiência extraordinária! Conforme íamos avançando na disputa, a dificuldade ia aumentando e, como foi nossa primeira vez participando, não sabíamos o que esperar. Estamos muito felizes em representar não só a nossa escola, como também o município de Tabira na competição”, contou Maria Eloisy, que assim como todo o restante da equipe está no 1º ano do Ensino Médio.

Ainda de acordo com a jovem de 16 anos, a vitória é resultado de um trabalho realizado em grupo. “Devemos nossa vitória tanto aos participantes, que se empenharam muito, como ao nosso professor orientador, que nunca desistiu ou desacreditou de nós. Assim como também merecem os créditos a coordenadora pedagógica e a gestão da escola, que nos apoiou em cada fase alcançada”, agradeceu. 

Para Edilene Lopes, que está à frente da gestão da unidade de ensino desde 2005, o incentivo à participação de estudantes em competições estimula o processo de ensino-aprendizagem, além de fortalecer possíveis carreiras futuras. “A participação na ONHB tem ajudado os estudantes a descobrir mais sobre a História do Brasil, onde esses saberes são potencializados através da leitura, escrita, debate e reflexões na participação da referida olimpíada. Esse incentivo também faz com que os participantes desenvolvam  o interesse pela disciplina e, futuramente, venham a ser um profissional da área de conhecimento”, refletiu Edilene.

Sobre a Olimpíada - Em 2021, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio com a realização de seis fases online, em que os participantes realizaram tarefas e responderam a questões de múltipla escolha.