Pernambuco
18.11.2019O ritmo do frevo marcou o embarque do primeiro grupo da delegação de Pernambuco, nesta sexta-feira (15), rumo a Blumenau/SC, sede dos Jogos Escolares da Juventude. Cento e quarenta e duas pessoas, de um total de 320, viajaram para a disputa da maior competição do segmento no País sob muita festa, envolvendo a orquestra do Clube das Pás, passistas e os bonecos gigantes de Olinda. Nosso Estado chega em terras catarinenses com a maior delegação do Nordeste e a terceira maior do Brasil. Os próximos embarques estão marcados para os dias 21 e 26, onde Pernambuco envia mais 111 e 65 competidores, respectivamente.
Neste primeiro momento, viajaram atletas do handebol, basquete, luta olímpica e judô. “O sentimento é de ansiedade, mas também controle para que a gente não fuja do nosso planejamento, que é chegar lá buscando bons resultados e, se Deus quiser, trazer o título para Pernambuco. A palavra que digo a eles é ‘responsabilidade’. A gente tem noção da importância do lugar onde chegamos, e queremos finalizar com sucesso o nosso trabalho”, comentou Wellington Japa, técnico do time Infantil de Handebol da Escola Estadual Custódio Pessoa.
Pelo basquete feminino, representando a equipe do Colégio Agnes, uma peça em especial tem sido responsável por incentivar as meninas usando a força da experiência. “Costumo passar para elas que temos um time preparado e pronto para vencer. Conseguimos ser campeãs brasileiras em 2016 e este ano voltamos com um super time e com foco total para trazer mais um título para Pernambuco”, destacou a armadora Mariana Medeiros, que chegou a ser convocada pela Seleção Brasileira de Basquete este ano e esteve junto ao time no Chile para a disputa da Copa América da modalidade.
Os Jogos da Juventude, que têm sua abertura marcada para este sábado (16) e se estende até o dia 30 de novembro, reúnem todos os anos mais de seis mil jovens entre 12 e 17 anos de todo País para disputas em modalidades coletivas e individuais. Nesta etapa nacional, participam das individuais os melhores colocados de cada estado do Brasil, além do Distrito Federal. Já nas coletivas, disputam os pré-classificados no ano anterior e os classificados nas fases regionais. Em Pernambuco, os melhores colocados para a competição escolar são selecionados através dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), que este ano comemorou a sua 60ª edição.
Pernambuco chega à Santa Catarina com representantes em todas as modalidades dos Jogos: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, luta olímpica e xadrez. Vale ressaltar que, na edição anterior, o Estado conquistou 33 medalhas nesta etapa, sendo 13 de ouro, seis de prata e 14 de bronze. Nos últimos quatro anos, Pernambuco saltou de 21 para 33 pódios na competição escolar. Este ano, na fase Regional, disputada em Natal/RN, o Estado ficou com a primeira colocação.
“É um dia que mexe com o coração da gente e mostra a força de Pernambuco na maior competição escolar do País. Toda essa delegação conquistou essa vaga e Pernambuco tem investido cada vez mais para proporcionar esse sonho e essa evolução técnica para os alunos/atletas que participam dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) e, posteriormente, os Jogos da Juventude”, acrescentou o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez.