Pernambuco
12.09.2019Representantes estaduais de educação participaram nos dias 9, 10 e 11 de mais uma reunião sobre a construção do Currículo do Novo Ensino Médio, em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), teve o objetivo de discutir todos os passos da construção do novo documento alinhando formação geral, educação profissional, projeto de vida e o processo de implementação. Pernambuco e Distrito Federal foram os únicos estados escolhidos para apresentar o andamento do processo de construção curricular.
Durante a exposição, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, apresentou o plano de implementação no estado, bem como a arquitetura do Novo Ensino Médio, consulta online de professores e estudantes do 9º ano e itinerários formativos. “A gente já vem encaminhando nessa discussão desde o início do ano e já realizamos uma rodada de conversa com todos os gestores escolares e das Gerências Regionais”, esclareceu Selva. “A gente também promoveu nas escolas dias de estudo sobre os documentos curriculares e tivemos o Dia D da BNCC, que todas as escolas pararam para fazer a discussão geral sobre a formação do Novo Ensino Médio”, completou.
O próximo passo, segundo a secretária, será a disponibilizar as contribuições em uma plataforma online para que os professores e a comunidade escolar continuem contribuindo e a realização de seminários regionais. Além disso, o estado já preparou um plano de implementação conversando com todo os setores da SEE, que visa, por exemplo, adequar o sistema de matrículas ao novo modelo, melhoria do transporte escolar e da infraestrutura, organização setorial, entre outros.