Pernambuco alinha procedimentos e decisões relativas à organização do ano letivo da Rede Escolar de 2022

Pernambuco

26.01.2022

A Secretaria de Educação e Esportes realizou o Colegiado Integrado no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. O evento aconteceu no auditório do Hotel Estação Cruzeiro, nos dias 24 e 25 de janeiro, respectivamente, e reuniu todos os gestores de Gerências Regionais de Educação (GREs) e representantes de todas as secretarias executivas para compartilhar os resultados das ações educacionais realizadas em 2021 e alinhar os procedimentos e decisões relativas à organização do ano letivo de 2022. É importante destacar que os participantes do Colegiado fizeram teste de Covid-19 no dia do evento e seguiram todo protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias. 

No primeiro dia do Colegiado, a abertura do evento ficou por conta dos estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, que apresentaram a identidade visual do Colegiado, que foi desenvolvida por eles mesmos na Agência Experimental Trindade. Dando sequência à programação, o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, fez um balanço das ações da pasta em 2021, e apresentou as perspectivas para 2022. Representando a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ryan Amorim, apresentou o projeto Ação Esperançar, que visa o plantio simultâneo de 1.055 mudas de árvore, uma para cada escola da Rede Estadual, com a participação de alunos e de membros de ao menos uma das Secretarias ou órgão integrantes do Pacto pela Vida. Para fechar o primeiro dia do evento, a representante da Secretaria Executiva de Administração e Finanças (SEAF), Jaelma Pontes, apresentou o mapa estratégico da SEAF, bem como os destaques em 2021 e orientações para o ano letivo de 2022.

“Estava com muita saudade de me reunir com todos, pois o grande objetivo desse encontro é a gente ouvir e criar um debate, identificar os problemas e apresentar as soluções. Isso é muito rico. Este ano a gente sabe que vai ser um ano com muitos desafios, mas acredito que essa imersão que estamos fazendo é para colocar a educação de Pernambuco sempre entre as melhores do Brasil”, salientou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.  

No segundo dia do evento, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Ana Selva, falou sobre formação dos profissionais da educação, monitoria 2022, Programa Skills for Prosperity e Novo Ensino Médio. Em seguida, o secretário executivo de Planejamento e Coordenação (SECO), Leonardo Santos, anunciou ações e programas previstos para 2022. Já o gerente de Educação Profissional, George Bento, abordou as novas escolas integrais, falou sobre a ação protagonista de acolhida 2022 e da organização da equipe gestora e localização de professores, bem como o Novo Ensino Médio Integral e atividades complementares, parcerias, projetos e programas previstos para 2022. Fechando a programação do evento, o secretário executivo de Gestão da Rede (SEGE), João Charamba, tirou dúvidas sobre o Programa Investe Escola e deu orientações gerais para o início do ano letivo de 2022.

Para a Ana Selva, esse encontro marca a retomada de ações para o ano letivo de 2022. “O Colegiado é um momento em que todos os gestores da rede se reúnem para discutir ações e projetos que iremos desenvolver ao longo do ano letivo nas escolas. É um momento muito importante porque aqui cada um expõe suas ideias e a partir das discussões a gente avalia o que pode ser implementado nas escolas”, avaliou.   

“A gente tem um movimento de rede que quando a gente se predispõe a fazer, a gente faz. É muito importante que essas forças cada vez mais se canalizem para fazermos aquilo que a gente tem em nossas mãos de responsabilidade, que é fazer a melhor educação de Pernambuco”, frisou o gestor da GRE Sertão do Moxotó Ipanema, Marcelino Gomes.