Roraima
09.12.2020Por Luciene Souza
Fotos: Ascom/Seed
Em meio ao cenário da pandemia da Covid-19, a Seed (Secretaria de Educação e Desportos) vem buscando maneiras de dinamizar o ensino remoto na rede pública estadual de ensino. A oferta de oficinas que possam auxiliar os orientadores tecnológicos que atuam nas escolas estaduais, é uma dessas alternativas.
Esta já é a 4° etapa de formação para orientadores de tecnologias. As oficinas ocorrem presencialmente nos laboratórios de informática da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), nos turnos matutino e vespertino, seguindo protocolos de segurança em saúde.
A turma iniciou no dia 09 de novembro e segue com aulas até o próximo dia 10 de dezembro. Estão sendo desenvolvidas diversas práticas apresentando ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula, para o ensino remoto ou presencial.
Samuel Castro, da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seed e coordenador das oficinas explicou como está sendo o processo de aprendizagem.
“As oficinas, têm como principal objetivo facilitar o trabalho das escolas estaduais, prestando suporte a elas. Esta formação de orientadores é viável para que eles possam dar apoio direto aos professores nas escolas com relação às tecnologias que são utilizadas no envio de atividades e material em geral educacional”, disse Samuel.
No total, 80 orientadores de tecnologia que atuam nos laboratórios de informática das escolas estaduais da capital participam das oficinas, a fim de posteriormente dar suporte necessário aos professores de sala de aula na elaboração de atividades pedagógicas.