Pela primeira vez Tocantins tem representantes na luta Wrestling Greco-Romana nos Jogos Escolares Brasileiros 2022

Tocantins

09.11.2022

Pela primeira vez o Tocantins terá representantes na Wrestling Greco-Romana nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que estão sendo realizados no Rio de Janeiro. Os estudantes-atletas embarcaram, com a equipe de ginástica rítmica, nesta quarta-feira, 9, e competem até domingo, 13, em busca de uma medalha inédita para o esporte estudantil tocantinense na Capital carioca.

Representam o Tocantins os estudantes-atletas: Ítalo Carlos e Walteir Walax, do Colégio Aurélio Buarque; Arthur Soares e Jan Carlos, do Centro Educacional Conceito; Rodrigo Junior, da Escola Novo Horizonte; Maria Clara, da Escola Municipal de Tempo Integral Carolina Campelo Cruz da Silva; Isadora Alencar, do Prisma Centro Educacional; Ester Luz, da Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales; e Ana Beatriz da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira De Mello. Os treinadores da seleção tocantinense de Wrestling são: Dyogo Teles e Cássio Barão. 

Rodrigo Júnior é aluno do nono ano da Escola Estadual Novo Horizonte, de Palmas, e o primeiro contato do estudante com a luta começou com o projeto Social Barão JJ Formando Cidadãos, de Taquaralto, em Palmas, onde treina. “Eu treinava em várias modalidades, aí apareceu a oportunidade de fazer o Wrestling e por ser diferente, fomos treinando e adaptando para competir no Rio de Janeiro. Tem dois meses que estamos treinando forte, com dois treinos diários, de segunda a sexta-feira, e minha expectativa é chegar lá bem preparado e trazer uma medalha para a nossa escola”.

O treinador Dyogo Teles reforça que esta é a primeira seleção da história do Tocantins a participar de uma competição dessa modalidade. “Nossa maior dificuldade foi montar a equipe e adaptá-la com as regras e as técnicas em um prazo muito curto. Mas vamos continuar trabalhando, buscando cursos e seminários para ajudar outros professores que queiram trabalhar com essa modalidade no nosso Estado, para montar uma equipe, estamos pensando em longo prazo. Esse ano a gente tá indo mais como experiência, temos algumas promessas, eu acho que eles vão dar trabalho, talvez já possamos comemorar a estreia com medalhas”, arrisca o técnico.

A Luta Olímpica ou Olympic Wrestling Greco-Romana não é popular no Tocantins, mas é disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e, ao lado da maratona, possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. Na competição, o objetivo é imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. 

A diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, Joilma Abreu, conta que assim que o aluno foi escolhido para participar dos jogos, a escola assumiu a responsabilidade, no sentido de garantir que ele pudesse treinar de forma intensiva e que não atrapalhasse sua rotina escolar. “Também assumimos a questão do reconhecimento, da visibilidade deste aluno-atleta dentro da nossa unidade escolar, por isso fizemos questão de garantir que ele continuasse os treinos e o acesso, para ele e para a família, neste período de treinos e de competição no Rio de Janeiro. Estamos todos na torcida de que ele esteja entre os vencedores”. 

JEB’S

Os estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal participarão dos Jogos Escolares Brasileiros, realizados anualmente. O evento é um esforço conjunto entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e o Governo do Brasil, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania.

Nesta edição um total de 5.646 atletas, entre 12 e 14 anos, está competindo em 16 modalidades. O evento será uma seletiva para o campeonato sul-americano, realizado no fim de 2022, no Brasil.

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, ocorreu em outubro, em Palmas, e envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas, divididas entre unidades de ensino das redes municipais, estadual e particulares do Tocantins. Os atletas e comissão técnica tiveram apoio logístico durante todos os eventos das etapas regional e estadual pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Edição: Cláudio Paixão

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado