PBVest registra aprovações de destaque no Enem e já prepara edital 2017 para este mês

Paraíba

07.02.2017

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), deve lançar, no fim deste mês, o novo edital do Pré-vestibular Social (PBvest). Neste ano, serão oferecidas seis mil vagas presenciais nos 40 polos existentes nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado, além das aulas abertas ao público, pela internet. As aulas devem começar em março. A edição 2016 do PBVest teve várias aprovações de destaque, no Estado.

Entre os alunos aprovados no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão cinco estudantes do polo de Sousa (10ª GRE), que passaram para o curso de Direito. Bruno Lopes da Silva, Esther Marques Rocha, Francisco Dario Sobrinho Júnior, Rayane Estrela de Almeida e Júnior Dário vão estudar na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). No mesmo polo, o PBVest aprovou a aluna Jamile Santos Amaro no curso de Odontologia. Ela também vai estudar na UFCG.

Outra aluna do PBVest que se destacou no Estado foi Moane Almeida, da Escola Nobel Vita, que fica em Coremas, que faz parte na 7ª GRE com sede em Itaporanga. Ela obteve pontuação para vários cursos, inclusive medicina em duas faculdades, e vai poder escolher onde vai estudar. Os outros cursos nos quais ela foi aprovada são: odontologia, direito e engenharia civil.

Já a estudante Jordânia Rosely Ferreira Santos, da Escola Professor Lordão, em Picuí, que faz parte da 4ª GRE com sede em Cuité passou em segundo lugar para o curso de Engenharia Civil, na UFCG. Ela também foi aluna do PBVest e sempre se dedicou aos estudos. Jordânia se destacou em programas, como: Parlamento Jovem, Jovem Senador, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A Escola Professor Lordão ainda aprovou outros dez alunos, entre eles: Maria Silvia de Oliveira Neta, que obteve o primeiro lugar no curso de Ciências Biológicas, na UFCG.

Ainda na regional de Cuité (4ª GRE), a aluna do PBVest Danieli Soares Lima obteve 900 pontos na redação do Enem e foi aprovada em 2º lugar no curso de Física, da UFCG. O aluno João Jemerson passou em 1º lugar no curso de Geografia da UFCG e o Jovem Senador/2016, Pedro Manoel de Souza Silva Neto, da Escola Estadual Dr. Hortênsio Ribeiro (Premem), de Campina Grande (3ª GRE), aprovado para o curso de Ciências Sociais da UFCG.

Mais aprovações – Outros alunos da Rede Estadual de Ensino tiveram destaque no Enem. A estudante Brenda Bezerra de Medeiros, da Escola Jornalista José Leal Ramos, de São João do Cariri, localizada na 5ª GRE em Monteiro passou para Letras, na UEPB.

Seis anos de atuação – Desde 2011, o Pré-vestibular Social, promovido pelo Governo do Estado, já foi acessado mais de 1 milhão e duzentas mil vezes. Usuários de 1.318 cidades brasileiras entraram no Portal do PBVest durante esse período, além dos registros com origem em 73 países.

De acordo com a última pesquisa realizada pelos coordenadores do programa, 96,3% dos alunos consideraram o Portal: bom, muito bom ou excelente. Quanto à atuação dos professores do PBVest, os alunos consideraram a atuação deles: boa, muito boa ou excelente. As cidades que mais acessam o portal são: João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Patos, Sousa, Recife (PE), Cajazeiras, Pombal e Rio de Janeiro (RJ).

http://paraiba.pb.gov.br/pbvest-registra-aprovacoes-de-destaque-no-enem-e-ja-prepara-edital-2017-para-este-mes/