Paulistas conhecem sistema de merenda escolar do Paraná

Paraná

07.10.2015

A Secretaria de Estado da Educação recebeu na segunda-feira (5) a visita da equipe técnica responsável pela alimentação escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A reunião foi realizada na Superintendência de Desenvolvimento Escolar (Sude), em Curitiba, a pedido da secretaria estadual paulista. Além de São Paulo, outras secretarias estaduais já vieram ao Paraná conhecer o modelo implantado para a compra e distribuição da alimentação escolar.

Durante a visita os técnicos verificaram o sistema de chamada pública eletrônica usado no Paraná para a compra e distribuição dos alimentos provenientes da agricultura familiar. “Outros estados estão vindo ao Paraná para conhecer a logística para entrega e controle da merenda escolar que hoje é referência nacional”, lembrou a diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Stolarski.

A ferramenta eletrônica permite o cadastro de propostas das associações e cooperativas e realiza a classificação de acordo com os critérios previstos em edital, como a localização, condição dos cooperados, tipo de alimento ofertado e número de produtores. A Secretaria de Educação de São Paulo realiza um estudo para verificar a viabilidade de implantação em São Paulo.

REFERÊNCIA - Além de São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e secretaria municipal de educação de São Paulo já vieram conhecer o sistema paranaense que organiza e classifica as propostas das cooperativas para fornecimento dos alimentos de acordo com a produção e a proximidade das cooperativas com as escolas. Com essa classificação é possível atender todos os municípios prioritariamente com a demanda de cada região.

Em novembro de 2013, o Paraná recebeu o Prêmio Nacional da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria de gestão pública. Em maio de 2014, a ferramenta recebeu a premiação do E-Gov da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) que incentiva o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública com o uso da tecnologia da informação que modernizam a gestão pública em benefício da população.

O Estado também se tornou referência nacional em alimentação escolar em função da qualidade, diversidade, custo, avaliação nutricional, desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional, logística, entre outros.