Parlamento Jovem: Estudantes conseguem aprovar cinco projetos no plenário sendo três voltados para educação

28.09.2012

As atividades do Parlamento Jovem Brasileiro foram encerradas nesta sexta-feira (28/09). O evento teve a participação de 78 estudantes de diferentes regiões brasileiras, tendo cada estudante apresentado um projeto de lei. Dentre os 78 projetos, foram escolhidos os cinco melhores, totalizados em três os relacionados à educação, para que sejam disponibilizados aos deputados e apresentados no plenário da Câmara dos Deputados. 






O primeiro dos projetos escolhidos, do estudante matogrossense Lucas Bernardino, prevê disciplinas específicas sobre educação para pessoas com deficiência em cursos de licenciatura, visando à especialização dos professores no atendimento desses alunos.


O segundo, por sua vez, da estudante pernambucana Girlane Oliveira (foto), prevê a responsabilidade do Poder Público pela produção de material didático em braile para alunos dos níveis fundamental e médio que sejam cegos ou tenham baixa visão. Já o terceiro, do estudante paulista Mateus Moreira, condiciona o recebimento dos benefícios do Bolsa Família ao aproveitamento mínimo de 60%, pelos filhos dos beneficiários do programa, na escola.


Os outros dois projetos selecionados relacionam-se ao tempo de espera na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao estímulo à separação de resíduos sólidos nas residências por meio de campanhas publicitárias.



Ascom/Consed

Fotos: Alexandra Martins/Agência Câmara