Parlamento Jovem Brasileiro seleciona 11 estudantes da rede pública estadual em sua fase semifinal

Cidadania

03.07.2019

A Câmara dos Deputados divulgou a relação dos 12 estudantes de Goiás pré-selecionados para a 16ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que proporciona aos estudantes do Ensino Médio a oportunidade de vivenciar na prática, durante uma semana, a rotina de um deputado federal.

Dos 12 pré-classificados, 11 são da rede pública estadual. Quatro estudam no CEPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis, em Goiânia; dois no C. E. Coronel Achiles de Pina, em Anápolis; e os demais no C. E. Professor José Paschoal da Silva (Silvânia); C. E. Desembargador Hamilton de Barros Velasco, em Palminópolis; CEPI José Salviano Azevedo, em Santa Helena de Goiás; CEPI Polivalente Professora Antusa, Campos Belos; e C. E. Jalles Machado, em Goianésia.

De acordo com o regulamento, que determina a proporcionalidade entre o número de alunos selecionados à quantidade de parlamentares eleitos por Estado, Goiás tem direito de participar do programa com apenas três estudantes, que podem ser da rede pública ou privada. Este ano, o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 6 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjb e nas redes sociais da Câmara dos Deputados.

Fase final

Coordenado em Goiás pela Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa teve como representante da rede pública estadual a jovem Mayara Zakzak Borges, do C. E. Coronel Achiles de Pina, em Anápolis. A seleção dos estudantes é feita por meio de projetos de lei, de temas livres e de impacto nacional, apresentados pelos alunos.

Os nomes selecionados para a fase final do JPB passarão uma semana em Brasília com todas as despesas pagas. De 23 a 27 de setembro, o grupo formado por jovens de todos os estados brasileiros receberão informações sobre o processo legislativo, participação e cidadania e ainda poderão participar de debates e votações semelhantes ao trabalho dos deputados federais.