As ideias de um estudante roraimense serão apresentadas em Brasília entre os dias 26 e 30 de setembro. O estudante Wanderson de Sousa Alves, de 17 anos de idade, representará Roraima no Projeto Parlamento Jovem Brasileiro, na capital do País, onde vários jovens de todo o Brasil terão a chance de simular a rotina de parlamentares federais.
Wanderson de Sousa foi selecionado com o projeto que prevê a doação de bicicletas apreendidas e armazenadas em instituições públicas para estudantes carentes. “Acredito que se a proposta for aprovada pode trazer melhorias para os estudantes e menos prejuízos ao meio ambiente, pois muitas vezes as bicicletas apreendidas em caso de furtos ficam acumuladas, no fim acabam destruídas ou mesmo incineradas”, ressalta jovem representante.
Para a gestora da escola, Maria Caroline Maduro, é uma emoção ter o estado representado por um estudante da instituição de ensino. “A escola está muito feliz. O projeto do Wanderson é muito bom e serve de incentivo para outros alunos”, frisou.
O estudante cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, no bairro Pricumã. Ele aprecia disciplinas como história e filosofia. A elaboração da proposta teve apoio da professora da disciplina de iniciação científica, Eliane Furtado.
A viagem está prevista para ocorrer no próximo sábado, 25/9. As despesas serão custeadas pela Câmara dos Deputados. “Espero ter muitas experiências, uma delas é conhecer o Palácio da Alvorada. Espero poder almoçar ainda com a presidente Dilma”, brinca e ainda complementa: “quem sabe eu não serei um futuro parlamentar”.
Roraima envia representantes ao Projeto Parlamento Jovem pela oitava vez. “É uma nova experiência para o estudante, como também para a secretaria de desenvolver o protagonismo juvenil na contribuição de uma sociedade mais justa e moderna”, reforça o chefe da Divisão de Ensino Médio da SECD, Herivelto Santos.
A iniciativa, da Câmara dos Deputados e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com as secretarias estaduais de Educação, dá a chance para estudantes do Ensino Médio de todo o País de atuarem como parlamentares durante uma semana na Câmara dos Deputados, em Brasília. É a possibilidade de os adolescentes e jovens das escolas públicas e privadas brasileiras exercerem a cidadania, a representação política, o processo legislativo e a liderança, por meio de sua diplomação, posse e mandato legislativo.
Participam estudantes que estejam frequentando regularmente o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares e que tenham entre 16 e 22 anos. O estudante não pode participar de mais de uma edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O candidato deve ainda possuir um bom desempenho escolar e participação ativa em colegiado escolar ou atividades de voluntariado.
21/09/2011