Parlamentares promovem café da manhã com o ministro da Educação

04.06.2014

A presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, esteve presente ao evento e destacou a importância para o Conselho da “permanente interlocução com os parlamentares que debatem os rumos da educação no Brasil”.


A Frente Parlamentar Mista da Educação promoveu, na manhã desta quarta-feira (04/06), um café da manhã com o ministro da Educação, Henrique Paim, os membros do colegiado, especialistas na área e educadores. O encontro ocorreu no restaurante do Senac, no 10º andar do anexo 4 da Câmara dos Deputados e contou a presença de diversas representações do segmento educacional.

A presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, esteve presente ao evento destacando a importância para o Conselho da “permanente interlocução com os parlamentares que debatem os rumos da educação no Brasil”. Para a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul  é prioridade, após a aprovação do PNE, a manutenção do diálogo entre MEC e secretarias municipais e estaduais de educação para a efetivação das metas do plano. “Precisamos buscar novos recursos que serão necessários para os investimentos que contribuirão para atingirmos todas as metas, especialmente, no que tange ao quadro de professores bem qualificados e valorizados, além de currículos relevantes e inclusivos”, pontuou.

O coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Alex Caziane, ressaltou o trabalho do Congresso Nacional na aprovação do PNE – Plano Nacional de Educação. Caziane também fez um balanço dos trabalhos da Câmara ligados à temática da educação e apontou algumas missões futuras, dentre elas, o aprofundamento do debate relacionado à base nacional comum para a Educação Básica brasileira.

O ministro da Educação, Henrique Paim, falou sobre a mudança do imaginário dos brasileiros, “existe um novo fenômeno entre os jovens e as famílias, que têm buscado vincular cada vez mais o futuro” aos aspectos ligados à educação.  Para o ministro temos um histórico a ser combatido, sendo que, afirmou ele, a “raiz das desigualdades educacionais começa na educação básica” convocando em seguida todos os “agentes públicos” e a “sociedade para o enfrentamento deste grande gargalo”. Ao final, o ministro citou a parceria com a professora Maria Nilene, ressaltando a fundamental articulação entre o Ministério da Educação, Consed e secretarias estaduais de educação.

Na ocasião, foi distribuída a coletânea de DVDs com as palestras realizadas em 2013 para o ciclo Educação em Debates, da Frente da Educação. Também participaram do ato o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa; a secretária de Educação Básica do MEC, Beatriz Luci; o presidente do Inep, Chico Soares; entre outras representações.