Secretaria de Educação do Rio de Janeiro
15.03.2018Os alunos eleitos na 11ª edição do Parlamento Juvenil iniciaram, na última segunda-feira, dia 12, a semana de trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Até o dia 17 de março, 95 estudantes da rede pública estadual de ensino, que serão os representantes de suas cidades e escolas, vão apresentar, debater e votar projetos de lei, visitar projetos sociais, participar de cursos de oratória e de comunicação, entre outras iniciativas.
Os estudantes estavam ansiosos para iniciar as atividades. Matheus Vinícius, de 17 anos, era um deles. Aluno do Ciep 323 - Maria Werneck de Castro, no bairro Irajá, Zona Norte, o estudante está cheio de expectativa em conhecer um pouco mais o parlamento do estado do Rio de Janeiro. Para ele, a participação do jovem na política é essencial.
– O jovem precisa saber que a política é boa. Como o processo de educação acontece a longo prazo, acredito que o investimento está sendo feito de forma certa, ou seja, na juventude – disse o aluno.
Moradora de Queimados, na Baixada Fluminense, Thaís Martins, de 17 anos, que estuda no Colégio Estadual São Cristóvão, que fica no mesmo município, acredita que a juventude pode contribuir com a melhoria do cenário político e social.
– Às vezes, o jovem reclama muito, mas temos que entender que somos uma nova geração e podemos fazer a diferença – frisou.
Longe de casa, a aluna Ana Clara Macedo, de 17 anos, participa do Parlamento Juvenil pela 2ª vez. Representante do município de Valença, Região Sul Fluminense, a jovem, que estuda no Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira, declarou que o envolvimento no projeto permitiu que mudasse sua forma de pensar e “ver o mundo”.
– Depois que participei do Parlamento Juvenil, estou vendo as coisas ao meu redor com um olhar mais crítico. Nesta semana, quero desenvolver melhor meu projeto na Alerj – comentou a jovem.
O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que esteve na cerimônia de posse dos alunos, destacou a importância do projeto para os alunos da rede estadual de ensino.
– A renovação da política começa com o jovem, principalmente em relação ao protagonismo juvenil, que deve ser estimulado em diversos setores, especialmente nas escolas públicas – explicou Victer.
Parlamento Juvenil
O Parlamento Juvenil tem como objetivo aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e envolve as escolas públicas estaduais dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e Alerj.