Parceria visa levar às escolas piauienses ações de proteção à mulher

POLÍTICAS PÚBLICAS

22.06.2021

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, recebeu na manhã desta terça-feira (22), gestoras da Coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres (CEPM) para discutir parcerias que visam levar às escolas formações e outras ações de proteção à mulher. Em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, o programa "Maria da Penha vai à escola" deve ser implantado nas unidades escolares piauienses.


Zenaide Lustosa, coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, relata que na reunião com a Seduc foram tratadas várias parcerias para fomentar as ações de proteção à mulher, partindo da educação.


"No momento assinamos o termo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que possibilitará a capacitação de professores em todo o Piauí, a partir do programa Maria da Penha vai à escola. Tratamos também da pobreza menstrual, pois hoje existem muitas estudantes que têm dificuldade de ir para a escola por falta de um absorvente para usar, então é uma questão social e emergencial, no qual precisamos dar condições para que as meninas tenham tranquilidade para frequentar as aulas. Também vamos trabalhar com uma ferramenta de enfrentamento da violência contra a mulher, combatendo esse mal nas escolas, como também na sociedade", observa a coordenadora.


A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta, afirma que essa é uma pauta importante não só para educação, mas para toda comunidade.


"Estamos em busca de parcerias de forma intersetorial, no sentido de garantir a aprendizagem dos alunos e, mais do que isso, combatendo a evasão e o abandono. Então, com essa proposta da Coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres, teremos ações no sentido de igualdade de gênero, naquilo que toca as classes mais vulneráveis, garantindo o direito de aprendizagem", finaliza a diretora.