Parceria entre Seduc e TerPaz leva curso profissionalizante ao bairro do Guamá

TerPaz SeducPA

31.08.2021

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) que é vinculado à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), realizou na última quarta-feira (25), na Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá, em Belém, a aula inaugural do curso profissionalizante em pintor de obras. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e terá carga horária de 160 horas.

A capacitação busca atender cerca de 25 homens e mulheres, com idades a partir de 17 anos e que preferencialmente, neste primeiro momento, residam no bairro do Guamá. A ideia das formações é disponibilizar a qualificação adequada para que os jovens e adultos consigam entrar no competitivo e cada vez mais exigente, mercado de trabalho.

De acordo com a ex-aluna da rede estadual, Lúcia Ribeiro, a iniciativa é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e aos que procuram o primeiro ofício. A participante conta que a aula inaugural foi bastante proveitosa e que está ansiosa pelos próximos encontros

“Eu vejo isso como uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho, mesmo com a pouca experiência que tenho na área. Já fiz outro curso e absorvi muita coisa e, com essa nova capacitação, espero aprimorar minhas habilidades e subir alguns degraus na busca dos meus objetivos. Este é apenas o início, mas já avalio positivamente a formação e acredito que as próximas aulas serão ainda melhores”, expressou Lúcia.

Perspectiva

Segunda a coordenadora do TerPaz na Seduc, Ivete Brabo, levar esses cursos para a comunidade no atual momento é uma oportunidade de transformar o futuro dessas pessoas. A titular comentou ainda que a maioria desse público alvo não possui uma qualificação profissional.

Estamos oportunizando para a comunidade deste bairro, que os jovens e adultos se qualifiquem para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente. A maioria dessas pessoas estão na informalidade e, com esta formação, eles poderão atuar como autônomos ou ingressar no mercado de trabalho formal. Portanto, é essencial ter essa qualificação para se destacar frente aos demais”, enfatizou

Ivete Brabo disse, ainda, que esse trabalho vem sendo realizado desde 2020, no bairro do Guamá, e já oportunizou outros cursos profissionalizantes à comunidade, como o de assistente administrativo, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. A parceria do Senai durante todo esse processo de capacitação é fundamental, acrescentou a dirigente

A diretora da Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, Maria Odilene, afirma que a formação possibilita que os jovens frequentadores da unidade escolar e os que residem nas imediações, possam se preparar em busca de uma oportunidade de trabalho. Além disso, ela afirmou que alguns casos de evasão escolar no turno da noite poderão ser resolvidos, graças à iniciativa.

“Nossa escola vive uma problemática causada pela pandemia, que é a evasão escolar no período noturno. O curso ofertado aqui, com certeza, vai resgatar a grande parte dos alunos que se afastaram e possibilitar que haja um duplo objetivo; fazer com que esses jovens tenham uma formação profissional e, principalmente, que concluam os seus estudos e obtenham a sua certificação escolar”, explicou a diretora.

TerPaz

O Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social, com o apoio de secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta. As ações promovidas por essas entidades têm como objetivo, levar serviços essenciais às populações que residem em bairros dos municípios de Belém (Benguí, Cabanagem, Condor, Guamá, Jurunas, Terra Firme); Ananindeua (Icuí-Guajará) e Marituba (Nova União e São Francisco).

Texto: Vinícius Leal, com a colaboração de Rodrigo Moraes/Ascom/Seduc

Por Luana Laboissiere (SECOM)