Sergipe
15.04.2020Os professores que atuam nos anos iniciais e nos anos finais
do ensino fundamental, gestores, coordenadores e técnicos escolares das redes
estadual e municipais de ensino têm mais uma oportunidade de desenvolver novas
habilidades neste período de isolamento social. Isso porque uma parceria entre
a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e o Sebrae
está disponibilizando para eles alguns cursos e ferramentas criativas para que
se aperfeiçoem em temas ligados à Educação Empreendedora e Financeira.
Os cursos iniciam-se nesta quarta-feira, 15, e devem ser concluídos até 30 de maio, estando disponíveis na Plataforma do Sebrae, no endereço eletrônico: http://educacaoempreendedoraead.sebrae.com.br.
Por meio das plataformas digitais do Sebrae, os participantes terão acesso a cursos de Educação a Distância (EAD) de Educação Empreendedora e Financeira, Projeto de Vida e outras atividades. Para os professores da rede estadual das turmas de ensino fundamental menor e ensino fundamental maior, o curso definido foi: Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
A diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), professora Ana Lúcia Lima Rocha Muricy, explica que o componente curricular Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira foi construído em parceria com o Sebrae e a Undime, e que o objetivo é ampliar a formação integral dos alunos para que sejam mais autônomos e protagonistas de suas ações.
"Queremos que eles tenham a possibilidade de compreender a importância do Empreendedorismo, tanto para a vida pessoal como para a vida em sociedade. Temos, hoje, 122 escolas da rede estadual que já implementaram esse componente curricular na parte diversificada do currículo a partir deste ano letivo de 2020. Temos escolas das redes municipais que também já estão implementando", explicou.
Etapas
Os cursos serão divididos em três etapas. Na primeira serão os cursos de Educação a Distância sobre Educação Empreendedora e Financeira. A segunda é o curso de Projeto de Vida, de videoaulas e e-book. E a terceira será a participação em outras atividades e eventos, como seminários, palestras e workshops.
O cursista contará com um tutor na própria plataforma, para tirar dúvidas sobre as atividades, e com um coordenador de turma, que acompanhará o desenvolvimento dos estudos.
De acordo com o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado Dias Filho, a criatividade e a visão empreendedora são necessárias para que se encontrem saídas para este momento de crise. "Vivemos um momento extremamente desafiador. O Sebrae dispõe das suas plataformas digitais para que os professores possam usufruir e ver modelos que possam vir a nos ajudar neste momento. É importante que a gente comece a ver a educação com outros parâmetros, outras ferramentas, outras tecnologias. Isso é o que vai nos levar adiante e fazer com que haja, de verdade, uma transformação neste país", afirm