Parceria entre Educação e Polícia Militar de Mato Grosso capacita gestores de escolas militares

Mato Grosso

18.03.2022

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou, na manhã desta quinta-feira (17.03), na Escola Militar Tiradentes, em Cuiabá, do encerramento do 1º Curso de Formação de Gestores Militares. Mato Grosso conta com 22 escolas militares e a meta do Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e fechar o ano com um crescimento considerável destas unidades. “Nossa meta é fechar a próxima parceria com pelo menos 30 gestores”, disse Alan Porto, ao demonstrar que o projeto vai continuar se expandindo.

Entre os dias 14 e 16 de março, diretores e gestores das escolas Tiradentes e Dom Pedro II receberam treinamento e conhecimentos sobre boas práticas de gestões educacionais, além de saberes técnicos sobre administração de recursos e infraestrutura do ambiente escolar. “Qualificação como essa é estratégica, pois os gestores trocam experiências sobre questões fundamentais no ambiente escolar”, argumenta Alan Porto. Segundo o secretário, os diretores assimilaram novos conhecimentos e discutiram questões que mais impactam a realidade das instituições de ensino como contrato, pregão, prestação de contas, além de outros temas que estão no dia a dia da gestão escolar.

Na avaliação de Alan Porto, quando se está à frente de uma escola, é preciso lidar com todas as estratégias que envolvem a qualidade do ensino, a gestão financeira e a coordenação de equipes pedagógicas. Por essa questão, define ele, é fundamental treinamento dessa natureza. “Quem atua na profissão sabe que, além das funções mais tradicionais dentro do ambiente escolar, também é tarefa do gestor acompanhar o que acontece no mundo da educação. As tendências da área, tanto do ponto de vista administrativo quanto pedagógico, podem trazer novas soluções para aspectos do dia a dia”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, a capacitação é importante para confirmar o sucesso e crescimento dos modelos das escolas estaduais militares. “Finalizamos um curso de gestão para os nossos diretores e policiais militares que labutam nessa área, que muitas vezes já se encontravam na reserva remunerada e atenderam ao chamado social e do Governador do Estado, para que voltarem à ativa e pudessem tocar a escola estadual militar”, afirmou.

Coronel Assis destaca que a parceria entre a PMMT e a Seduc contribuiu com a educação militar em Mato Grosso. “Hoje temos onze mil alunos devidamente matriculados”, comemorou. Um dos pontos fortes do curso de formação de gestores militares, de acordo com Assis, é a troca de experiências desde a gestão às boas práticas. “O bom desempenho da gestão depende muito dessa troca de saberes e do treinamento rotineiro”, avalia.

Durante o evento, a Diretoria de Ensino da Polícia Militar e o alto comando da PMMT homenagearam 85 alunos das escolas militares aprovados para cursos superiores, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O aluno da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá, Raul Júnior Rodrigues do Carmo Vieira, de 18 anos, que começará a cursar Engenharia Civil, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), recebeu uma moeda honorífica da PMMT, em nome de todos os aprovados. 

Texto de Rui Matos