Parceria entre Seduc e Fundação Lemann propicia avanços no planejamento pedagógico de escolas estaduais

Alagoas

17.08.2017

A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação Lemann promoveu nesta quinta-feira (17), uma formação para cerca de 150 gestores de escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. A ação, que aconteceu no Cenfor/Cepa, integra a programação do curso de gestão de aprendizagem, onde são discutidas metodologias para aperfeiçoar a gestão escolar, proporcionando melhorias na aprendizagem de alunos​.

A colaboração entre Seduc e a Fundação Lemann, uma das mais importantes organizações educacionais do País, completou um ano em 2017 e vislumbra melhorias nos índices educacionais alagoanos e no processo de gestão aprendizagem. De acordo com o coordenador de projeto da fundação, Alex Moreira Roberto, cinco turmas, que estão no processo de formação contínua

“O foco da formação de gestores é melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. O curso trabalha diversos pontos para instrumentalizar os gestores a melhorarem suas ações em suas escolas”, afirma o Roberto.

Planejamento - Entre os formadores que repassam o conhecimento aos gestores estão: Patrícia Sarmento, Fernanda Zerbinotti, Marly Savioli, André Araújo e Fabiano Pinto.

Patrícia Sarmento, que participa do processo em Alagoas desde o começo do ano, está feliz com o desenvolvimento apresentado pelos diretores e adjuntos das escolas públicas estaduais.

“O acompanhamento está ótimo, pois percebemos que os educadores já estão utilizando instrumentos para melhorar o processo de aprendizagem, e engajando a comunidade e os estudantes a participarem das atividades escolares, criando assim, uma verdadeira gestão democrática participativa”, relata a formadora Patrícia Sarmento.

Para Lourdes Deposiano, diretora adjunta da Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira, localizada no Conjunto INOCOOP, os cursos fornecidos pela Fundação Lemann têm um efeito positivo no planejamento pedagógico das unidades escolares.

“A formação vem ajudando bastante, pois temos a oportunidade de colocar em prática o que vemos, avaliando o que temos de positivo e negativo, para planejarmos nossas ações com mais eficácia. Estou gostando muito do aprendizado, que é repassado não só para os professores, mas para os alunos e pais, que ficam mais participativos”, conta a gestora.