Sergipe
15.04.2020Em tempo de reclusão social, o Governo de Sergipe, por
intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura
(Seduc), fortaleceu uma parceria de peso com o Centro de Mídias em Educação do
Amazonas, com o objetivo de disponibilizar a partir próxima segunda-feira, 20,
mais um canal de ensino e aprendizagem para os estudantes do território
sergipano.
O projeto "Estude em Casa" chegará aos domicílios dos sergipanos por meio do sinal digital da TV Aperipê, e transmitirá conteúdos curriculares para que os alunos do ensino fundamental e médio estudem em casa, com a produção e colaboração dos professores das redes estaduais dos dois estados. A videoaula é mais um canal disponibilizado pela Seduc/SE e não conta como hora-aula, sendo um reforço para os alunos que querem estudar.
“É mais uma parceria que firmamos com o intuito de garantir o ensino/aprendizagem dos alunos nesta temporada em que o mundo exige novas concepções de ensino e adequações de aprendizagem por meio de ferramentas digitais. Estamos aliando a expertise em educação a distância de um Centro de referência do país ao que dispomos no canal aberto digital da TV Aperipê”, explica o secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho.
As víideoaulas são disponibilizadas pelo Governo do Amazonas e serão veiculadas todos os dias, no horário das 9h às 11h40, com conteúdo para o Ensino Fundamental/Anos Finais, e das 16h às 18h, para os estudantes do Ensino Médio. A previsão é de que novas parcerias também sejam firmadas com o intuito de efetivar ainda mais a aprendizagem dos alunos que estão em casa. As videoaulas estarão à disposição dos professores sergipanos nas mídias como suporte para o planejamento e desenvolvimento das atividades curriculares.
Centro de Mídias
O Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) atua há 13 anos com educação presencial e a distância e, neste momento, essa expertise está sendo utilizada para atender a alunos do Amazonas, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal e, a partir de agora, Sergipe. O projeto amazônico denominado de "Aula em Casa" foi concebido para levar conteúdo do calendário escolar 2020 para os estudantes das zonas mais longínquas do Amazonas, e nesse período de suspensão de aulas presenciais por conta da Covid-19 é transmitido por canais de TV aberta pública e pelos canais virtuais do Cemeam. Somente no estado do Amazonas, os canais alcançam cerca de 180 mil estudantes.
O secretário de Estado da Educação do Amazonas, Luis Fabian Barbosa, destaca que a parceria é mais uma forma de consolidar o Centro de Mídias como instrumento eficaz de ensino que, neste momento de crise, está ressignificando a educação. "Neste momento, estamos trabalhando para que a educação saia fortalecida no cenário pós-pandemia; por isso, para nós é tão importante essa construção com outros estados. O Amazonas estará de portas abertas para auxiliar o estado de Sergipe e, quem sabe, o Nordeste, naquilo que for preciso. Nossos conteúdos são produzidos com cuidado e dedicação necessários. E, neste momento, levar a educação para dentro das casas dos brasileiros é ressignificar o papel das famílias no processo de ensino-aprendizagem. As famílias se aproximando agora da vida escolar vai refletir naquilo que queremos colher no retorno às aulas presenciais", destacou.
Além da transmissão de videoaulas por meio da TV Aperipê, o Governo de Sergipe disponibiliza lives com conteúdos para os vestibulares de todo o país por meio do perfil do Programa Pré-universitário no Instagram, e tem efetivado parcerias no sentido de garantir o acesso às ferramentas do Google for Educacation e incentivando metodologias de ensino a distância nas escolas da rede estadual.