Parceria entre Diretoria Regional e Unitins e Instituto Federal promove evento de valorização do conhecimento científico

Tocantins

02.06.2023

Lenna Borges/Governo do Tocantins

 

Para valorizar o conhecimento científico, a parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Gurupi, promoveu no CEM Ary Ribeiro Valadão Filho, a ação: Conectando Ideias: Exposição Itinerante de Ciência, Cultura e Inovação. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 2, no Espaço Maker do CEM Ary Ribeiro Valadão Filho.

O assessor de Ciências da Natureza, da DRE de Gurupi, Frankinaldo Pereira Lima, elogiou o evento. “Ver as estudantes do colégio envolvidas e sendo responsáveis pela apresentação da biografia, por meio de banneres, de cada cientista que foi esquecida pela história. Que enfrentaram barreiras e também mudaram a ciência. Esse tipo de ação e essas histórias vão inspirar muitas meninas e mulheres do nosso Estado a fazer o que elas quiserem, em áreas como: engenharia, física, matemática dentro outros cursos”. 

A assessora Regional de Gurupi, Ana Paula Ferreira Alves Maia, ressaltou que a parceria das instituições de ensino “é muito importante para fortalecer a ciência, inovação e a tecnologia para as meninas e mulheres do sul do Estado do Tocantins, trazendo esse tipo de ação "Conectando Ideias: a Ciência e Tecnologia como forças indutoras do desenvolvimento de ambientes de inovação no Tocantins”, e desde já quero agradecer essa parceria”.

Para a diretora da Escola Ary Ribeiro Valadão Filho, Alana Linhares, foi uma honra receber a exposição itinerante Meninas e Mulheres Inovadoras em sua unidade escolar. “Foi uma oportunidade única para as nossas estudantes se reconhecerem em mulheres incríveis que marcaram a história da ciência mundial”, completou.