Parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul qualifica cursos técnicos das escolas estaduais

Educação

08.06.2020

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), firmou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ministrar cursos de formação pedagógica a professores Bacharéis não licenciados nas escolas de Educação Profissional do Estado.

Os cursos ofertados terão duração de 400 horas na modalidade Ensino a Distância (EaD) e terão vigência até 31 de dezembro de 2021, a contar da data de 03 de junho de 2020, quando foi publicada a súmula no Diário Oficial do Estado. A parceria pode ser renovada mediante termo aditivo pelo prazo de até 60 meses.

Conforme o diretor superintendente da Suepro, Luís André de Araújo Sasso, a iniciativa visa a qualificação pedagógica dos professores e uma melhor preparação dos alunos para o mercado de trabalho. “Este é um projeto que, com certeza, trará um ganho para os estudantes dos cursos técnicos das instituições de ensino”, explica.

Parceria

A elaboração da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) contou com o trabalho dos seguintes integrantes da Suepro: a diretora administrativa, Denise Araújo Villas-Bôas; a diretora pedagógica, Raquel Padilha; e o diretor técnico, Francisco Carlos Soares.  

Suepro

A Rede Estadual da Educação Profissional possui 161 escolas localizadas em regiões pontuais do Estado, dentre elas estão 25 técnicas agrícolas, duas de agronegócios e uma Fundação.

A execução das políticas públicas e cumprimento das diretrizes da Educação profissional é de responsabilidade da SUEPRO/SEDUC.

Os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar aos estudantes conhecimentos, saberes e competências profissionais necessárias ao exercício profissional com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.

Atualmente, a Rede Estadual oferta 69 Cursos Técnicos de Nível médio para 30.264 mil alunos. É desenvolvida nas formas articuladas e subsequente ao Ensino Médio podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.