Paralelo ao ensino remoto, escolas da GRE Recife Sul realizam aulões virtuais com foco no ENEM e nas Escolas Técnicas Estaduais

Pernambuco

13.10.2020

O contexto deste ano fez com que muitas coisas fossem repensadas. Mesmo com aulas suspensas desde o dia 18 de março, devido à pandemia do novo Coronavírus, as escolas tem mantido o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Com a aproximação do Enem, seleção para Escolas Técnicas Estaduais e demais vestibulares, as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul estão realizando aulões virtuais para estudantes dos nonos anos e terceiranistas. Com dinâmicas diferenciadas os aulões acontecem no contrafluxo das aulas retomas. 

Além das aulas remotas, atividades no Google Classroom e lives no Instagram, a Escola de de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Senador Antônio Farias, localizada em Três Carneiros Baixo, criou também o Momento Veterano, um espaço para aulas diferenciadas focadas na aprovação das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e no reforço dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa é realizada todas às quartas-feiras, das 16h30 às 18h. 

Para Felipe Lopes, do 9° ano B da unidade de ensino, o Momento Veterano é um ganho no aprendizado. “O momento veterano é um complemento, pois relembramos o que aprendemos e conseguimos aprender coisas novas. É uma aula muito importante para o desenvolvimento do aluno, é um reforço mais aprofundado”. Já para Raíssa Oliveira, da mesma turma, o aulão vai além e se torna também divertido. “É um momento muito explicativo, nós aprendemos um pouco mais e também nos divertimos um pouco, algo bem interativo onde os alunos podem se divertir aprendendo. Gostamos muito”, pontua.

No bairro de Areias, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Mariano Teixeira vem desenvolvendo aulões com seus estudantes do terceiro ano. Com a necessidade de motivar e aumentar o engajamento dos discentes, surgiu a ideia de dinamizar os aulões com a participação de dois ou mais professores, podendo ser utilizadas temáticas interdisciplinares para resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de uma abordagem direcionada e integrada dos conteúdos. Os aulões são planejados e executados de forma coletiva entre os professores de diferentes áreas e são oferecidos semanalmente através da plataforma Google Meet. 

“Este compartilhar da sala virtual tem resultado no aumento da participação dos estudantes e maior integração entre a equipe docente e discente,  estreitando a relação professor e aluno. Esta ação tem criado uma atmosfera mais afetiva e dinâmica, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa, tão importante neste momento de atividades remotas devido à pandemia do coronavírus”, diz a gestora da escola, Beatriz Lavorante. 

Mariza Hermes, professora de Matemática da escola, fala que um dos objetivos dos aulões é motivar os estudantes e ajudar também a entusiasmar os professores. “É um momento de integração entre professor, alunos e conteúdos. As aulas estão dando muito certo, faço minhas aulas integradas com as de física e é um momento de muita troca”, ressalta a docente.