Paraíbatec realiza formação de professores que vão ministrar cursos FIC e divulga período de matrículas

Paraíba

02.02.2024

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da coordenação do PARAÍBATEC realizou nesta quarta-feira (31), a Formação Pedagógica e Administrativa da equipe de supervisores e professores que vão atuar na oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O encontro contou com a participação de profissionais dos 14 municípios contemplados as sete modalidades dos cursos financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos oferecidos são: Auxiliar em Nutrição e Dietética, Recepcionista, Garçom, Condutor de Turismo de Aventura, Microempreendedor Individual, Gestor de Microempresa e Agricultor Familiar. As modalidades serão distribuídas nas cidades de João Pessoa, Conde, Cabedelo, Pilõezinhos, Assunção, Boa Vista, Nova Palmeira, Igaracy, Curral Velho, Uiraúna, Pitimbu, Sousa, Picuí e Casserengue.

De acordo com a coordenadora geral do PARAÍBATEC e Pronatec, Adriana Cardoso, a formação teve o objetivo de orientar e repassar informações pedagógicas e operacionais dos cursos. “Nós repassamos informações sobre as matrículas que serão realizadas pelos supervisores, mas que também terão o apoio dos gestores e das Gerências Regionais de Educação. Os professores conheceram nossos instrumentos pedagógicos, planejamento de plano de curso, cronograma, carga horária, relatórios para entenderem todo o fluxo do programa”, comentou.

O objetivo do PARAIBATEC é expandir a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de rápida duração com foco em uma área de atuação específica. Nessa modalidade, os pré-requisitos de escolaridade variam de acordo com o curso escolhido pelo estudante, que pode ter o Ensino Fundamental incompleto até o Ensino Superior concluído.

Matrículas dos cursos

O PARAÍBATEC realizará as matrículas para os cursos de 08 a 16 de fevereiro de 2024, nas 14 unidades escolares. As aulas estão com início previsto para o dia 19 de fevereiro e deve atender em média 350 estudantes, que serão contemplados com bolsa formação com o valor de R$ 2,00 a hora/aula. Ao final do curso, os estudantes receberão certificados de conclusão.

Escolas onde serão sediados os cursos:
ECIT Francisca Ascensão Cunha (João Pessoa)
Hotel Escola (Conde)
EEEFM João XXIII (Cabedelo)
ECI Silvio Porto (Pilõezinho)
EEEFM João Rogério Toledo (Assunção)
ECI Teodosio de Oliveira Lêdo (BOa Vista)
ECI Coelho Dantas (Nova Palmeira)
ECI Joselita Brasileiro (Igaracy)
EEEFM Coronel Zuza Lacerda (Curral Velho)
ECIT Doutor José Duarte Filho (Uiraúna)
EEEFM Durval Guedes (Pitimbu)
ECIT Sousa - Comunidade Cigana (Sousa)
Associação Comunitária Negra - Serra do Abreu (Quilombro - Picuí)
EMEF Fernando Macena da Silva (Comunidade Cigana de Casserengue)