Paraíba realiza Dia de Mobilização da Base Nacional Comum Curricular

Paraíba

02.12.2015

A Paraíba realizou, nesta quarta-feira (2), o Dia de Mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que discute a proposta preliminar de integração da educação básica do Brasil, ocorrido em todo o país. A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, que é a coordenadora estadual de mobilização da BNCC, participou das discussões, no Lyceu Paraibano, em João Pessoa. Alunos, professores e outros representantes da sociedade civil também estiveram na reunião.

Segundo a secretária, até o próximo dia 15, as escolas municipais, estaduais, federais e privadas se concentram no envio das contribuições que podem colaborar com a construção da BNCC. As sugestões são feitas pelo portalbasenacionalcomum.mec.gov.br. No entanto, depois dessa data, as colaborações ainda podem ser feitas. “Estamos na fase de debates para melhorar, ainda mais, o documento da BNCC, que deve ser colocado em prática em 2017”, disse Roziane Marinho. Antes, a previsão era para 2016, mas devido a mudanças no Ministério da Educação, a data foi adiada.

O professor Reinaldo de Luna Freire, representante da Paraíba na elaboração do texto da Base Nacional Comum Curricular, também participou das discussões no Lyceu Paraibano. “Pensamos na melhor forma de respeitar as especificidades de cada região e as metodologias de cada professor, no momento em que construímos o documento”, ressaltou ele. “Retiramos conteúdo, adequamos outros e diluímos alguns assuntos ao longo dos anos do Ensino Fundamental e Médio”, complementou, dizendo que, mesmo assim, o texto ainda não é o definitivo.

Para o aluno Miqueias João da Silva, do 1º ano do ensino médio, no Lyceu, é fundamental debater a BNCC com a sociedade e incluir os estudantes nessas discussões. “Nós estamos em busca de uma educação equilibrada entre regiões, escolas e alunos, para que desde os primeiros anos de ensino, até os finais, o conhecimento repassado seja similar entre todos”, declarou.

Na Paraíba, como estratégias de mobilização foram formadas comissões nas Gerências Regionais de Educação, realizados seminários com educadores das quatro redes de ensino e um ciclo de debates na internet, por meio de hangouts, com especialistas, orientando gestores, professores e outros profissionais das escolas paraibanas sobre o processo de consulta.

A construção da BNCC conta com a colaboração, além da Secretaria de Estado da Educação (SEE), da União de Dirigente Municipais de Educação (Undime), do Fórum Estadual de Educação, da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Conselho Estadual de Educação (CEE), de instituições de ensino superior e da sociedade em geral.

http://paraiba.pb.gov.br/paraiba-realiza-dia-de-mobilizacao-da-base-nacional-comum-curricular/